Contabilidade Comercial

Páginas: 12 (2828 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal de ampliar os conceitos quanto à Contabilidade Comercial. Veremos que a Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que avalia, acompanha e define o conjunto de bens, direitos eobrigações de uma empresa.
Os eventos que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões com uma visão ampla das informações que serão capazes de atender as necessidades especificas da empresa.
DESENVOLVIMENTO
principios da contabilidade
Os princípios da Contabilidade são percebidos logo no inicio da área contábil e constitui condição de obrigatoriedade dentrodo NBC - Normas Brasileiras da Contabilidade. E tem o propósito de auxiliar na elaboração da contabilidade, prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.
Entidade
O Principio da Entidade reconhece o patrimônio da entidade, não se confunde com o de seus sócios ou acionistas ou proprietário individual. A contabilidade é mantida para aempresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio e não o de seus titulares, sócios ou acionistas. Este princípio afirma a autonomia patrimonial evidenciando que este não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedades ou instituições.
Continuidade
O Principio da Continuidade significa que a contabilidade efetua avaliação dopatrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade continuará operando por tempo indeterminado. Ele permite o efetivo confronto entre as receitas e as despesas para apuração do lucro mais próximo da realidade em cada período contábil.
2.1.3 Competência
O Principio da Competência determina que os resultados das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que sereferem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. Está ligada ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, independente de terem sido recebidas receitas ou pagas às despesas.
Os princípios da contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência daContabilidade, os mesmos deverão ser observados na Empresa Universal Rei Comércio de Roupas de Cama Ltda, que servem para deixar mais fácil a utilização da contabilidade no dia a dia, com o objetivo principal que é estudar os bens e direitos da referida empresa.
regime de apuração
Temos duas formas de regime de apuração que veremos a seguir que são Regime de Caixa e Regime de Competência, ambos servem paraos lançamentos contábeis de forma em que o reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.
Regime de caixa
É conhecido no registro contábil devido o pagamento ou recebimento no momento da ocorrência da efetivação do fato, não importando a que período se refere. Em outraspalavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.
É um método que é mais usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas, microempresas e entidades não comerciais.
regime de competência
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial,independentemente de sua natureza e origem. Determina que as receitas e as despesas devam ser incluídas na apuração do resultado nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.
De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa, o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos.
Os regimes de apuração existentes e o de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTABILIDADE COMÉRCIAL
  • Contabilidade comercial
  • CONTABILIDADE COMERCIAL
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade Comercial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!