Contabilidade comercial/

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE METODOLOGIA


ALUNA: SIMONE C
2º NA - DE CONTABILIDADE



Contabilidade Comercial

INTRODUÇÃO
A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar umaoperação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.
A ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas.
A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisadostópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.
As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.REVISÃO DE LITERATURA

1. DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMERCIAL

A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa sãoregistradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.
Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

Pode-se dizer que o conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoascom formação em áreas não-relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.

O estudo da Contabilidade é importante para que se possa entender os conceitos contábeis para uma análise ampla sobre o que dizrespeito a dados financeiros, planejamento e controle de uma empresa.

2. PATRIMÔNIO

Patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui.

O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, asmercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis de maneira econômica. Entretanto, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade, da liberdade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro.

Patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivopatrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe.

O patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico: a) estático, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio, b) dinâmico, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas nopatrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.

Por tanto se pode afirmar que existem vários sentidos para o termo "Patrimônio". Pode ser o conjunto de bens, direito e obrigações de uma Entidade; ou pode ser o conjunto de bem de ima coletividade.
CONCLUSÃO
O estudo da Contabilidade Comercial é muito importante para o contabilista que...
tracking img