contabilidade basica

Páginas: 24 (5969 palavras) Publicado: 12 de março de 2014




APOSTILA

DE

ADMINISTRAÇÃO BÁSICA

APOSTILA 2



(ESTUDO DO “BALANÇO PATRIMONIAL”)






Material de apoio para a disciplina “Direito Empresarial I”, ministrada no 3o semestre do curso de graduação em direito

Elaborado por : Denis Domingues Hermida








CAPÍTULO 1


INTRODUÇÃO


No início dos nossos estudos sobre contabilidade, objetivamosintroduzir o aluno no mundo contábil, desejando que o mesmo passasse a conhecer a contabilidade, as suas funções na empresa, bem como os seus principais institutos.

Na apostila “1” apontamos para conceito de “relatório contábil” (exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade e que objetiva relatar às pessoas que utilizam os dados contábeis (usuários) os principais fatosregistrados por aquele setor em determinado período, apontando a situação patrimonial ou os resultados alcançados pela entidade) e que “Demonstrações Contábeis” é a denominação para os “relatório contábeis” obrigatórios, isto é, exigidos por lei.

Elencamos, também, as espécies de demonstrações contábeis, quais sejam:


Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado do Exercício
Demonstração deLucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos


Ora, se o nosso objetivo é nos capacitar para a interpretação das diversas demonstrações contábeis, exigido é que passemos a estudar individualmente cada uma dessas demonstrações, buscando conhecer as suas funções e o seu conteúdo.

Iniciamos essa análisepormenorizada com a demonstração contábil denominada “balanço patrimonial”.




















CAPÍTULO II


NOÇÕES GERAIS SOBRE BALANÇO PATRIMONIAL

a) Conceito
O “balanço patrimonial” é uma espécie de demonstração contábil, sendo identificada como a principal demonstração contábil e tem como objetivo apontar a posição financeira em determinado momento(normalmente, no fim do ano) de uma entidade.
Em outras palavras, o balanço patrimonial consiste na apresentação dos saldos respectivos de todas as contas da contabilidade de uma companhia em uma determinada data, dispostos ou arrumados de uma forma relativamente padronizada, com a finalidade de permitir, a quem o analisa, uma visualização rápida da posição econômico-financeira dessacompanhia naquela data. Em resumo, o balanço patrimonial representa uma fotografia da empresa em determinada data, expressa em valores monetários.
O Conselho Federal de Contabilidade conceitua balanço patrimonial da seguinte forma:
"O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial efinanceira da Entidade".
A expressão “balanço patrimonial” decorre do equilíbrio Ativo = Passivo + PL, ou da igualdade de Aplicações = Origens. Parte da idéia de uma balança de dois pratos, onde sempre encontramos a igualdade. Só que, em vez de denominarmos balança (assim como Balança Comercial), denominamos no masculino: Balanço.
Já a expressão “patrimonial” origina-se doPatrimônio Global da entidade, ou seja, o conjunto de todos os bens, direitos e obrigações. Daí se origina a expressão : Patrimônio Líquido, que significa a parte residual do patrimônio, a riqueza líquida da empresa num processo de continuidade, a Situação Líquida.
b) Requisitos do balanço patrimonial
O balanço patrimonial tem como requisitos:
- Cabeçalho: o balançopatrimonial é composto de um cabeçalho onde constam:
Nome da entidade
Título da demonstração (Balanço Patrimonial)
Data do encerramento do balanço
- Corpo: o corpo do balanço é constituído por duas colunas: a da esquerda, que chamamos Ativo, e a da direita, que chamamos Passivo e Patrimônio Líquido.
- Colunas comparativas: A lei das SAs (Lei 6404/76) dispõe que as demonstrações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Basica
  • Contabilidade básica
  • contabilidade básica
  • contabilidade basica
  • contabilidade básica
  • Contabilidade basica
  • CONTABILIDADE BÁSICA
  • Contabilidade basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!