Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PAULO













ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS



















Cerejeiras
2012
paulo

















ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS








Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina Contabilidade basica.Fundamentos da administração. Introdução ao Direito Público e privado. Matemática. sob a orientação dos Prof. José Manoel da Costa. Monica Maria Silva. Rita de Cassia Espolador. Helena Maria Araman e Helenara Regina Sampaio.











Cerejeiras

2012

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS


A contabilidade estáconceituada por diferentes teoricos. Deste modo é possivel .afirmar que a Contabilidade como ciência tende a estudar, controlar e revelar o real estado do patrimônio quer seja público ou privado. Sem a contabilidade não há como apresentar a atividade econômica de uma empresa, pois todo organismo empresarial tem sua história. Sem ela não seria possível conhecer nem o passado, nem o presente davida econômica ou mesmo fazer previsões para o futuro; nem elaborar planejamentos e planos para a orientação administrativa.
O objeto da contabilidade se relaciona ao estudo do conjunto de bens, direitos e obrigaçoes de um deterninado sujeito ou grupo. está relação se dá no campo econômico e financeiro fazendo com ande em conformidade com as leis. mas quando se refere a patrimonio épreciso entender que não ´wé o particular e sim o empresarial.
Seu principal objetivo é fornecer informaçoes sobre o empreendimento, no caso para o gestor poder tomar decisões racionais para ampliar e preservar continuando com o estabelecimento e com a lucratividade. nesse sentido o objetivo da contabilidade como um instrumento para organizar e apresentar informações representauma fonte de indicadores da atividade econômica. Um administrador deve estar preparado no sentido de interpretar estas informações, a fim de tirar conclusões úteis para auxiliar as tomadas de decisões.
A questão da escrituração contabil está amparada nas leis que a regem; deste modo está relacionada aos livros e documentos necessários, bem como a concervação dosmesmos. Ela é uma necessidade nos empreendimentos sendo fundamental a existencia do livro diário que é uma exigencia amparada nas leis.a organização que mantem uma escrituração contábil regular pode gerar informações estratégicas para seus gestores.
Os administradores sócios e empresas que não tomarem as medidas necessárias podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelofato de não manter em ordem sua Contabilidade. Nesse sentido percebe-se a importância da contabilidade para que os empreendimentos estejam dentro da lei.
É preciso reconhecer que a Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos as ações e ocorrências. Se os ações do gestor forem reais a a documentação adequada, transações comerciais dentro do objeto da empresa, oreflexo é imediato. A Contabilidade sendo transparente não pode ser utilizada para incriminar a empresa, ao serem precavidos e corretos servem de estimulos a outros.
A contabilidade tem grande importância na economia desta nova decada, é ela quem planeja, executa e controla o sistema de informações para a empresa. Assim o papel do gestor conduz a tomada de decisões concientes, issotambém a longo prazo, pois, através dos fatos contábeis o gestor poderá pensar no futuro da empresa.
A contabilidade deve manter-se sempre atualizada e todos os seus relatórios em dia, para que todas as areas, compras, RH, gestão, Marketing, financeira, entre muitas outras, possam andar de maneira ciclica, e obter os melhores resultados possíveis. As informações verificadas devem...
tracking img