Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresasão os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Activo(A) = Bens + Direitos
Passivo(P) = Obrigações
A - P = Capital Próprio
O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntescientíficas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo. Em Direito, seguindo lição de M. N. Chalhub: patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações com expressão econômica, de que seja titular uma pessoa. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Não se admite pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fossefacultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável a fraude contra credores ou a fraude de execução. Em Direito, "bem" é por vezes um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiroprocedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço Patrimonial).

BENS:
Na esfera privada, bem é tudo aquilo que pode ser propriedade de alguém, ou que é
apto a constituir o seu patrimônio. Patrimônio é, assim, o conjunto de bens. Bem é todo valor que representa algo para a vida humana, de ordem material ou imaterial. No âmbito jurídico devemos estaratentos para o uso indistinto de bem ou de coisa, pois nem tudo que no mundo físico é coisa tem a mesma conotação no mundo jurídico, como acontece por exemplo com o corpo do ser humano vivo, considerado elemento essencial da personalidade e sujeito de direito, já que não é possível separar na pessoa viva o corpo da personalidade.
Classificação dos Bens:
* CORPÓREOS (são coisas que temexistência material, as coisas que podem ser tocadas: um carro, uma casa). Em suma, são o objeto do direito; ou INCORPÓREOS de existência abstrata (produção artística ou intelectual) Ou Seja, não tem coisa tangível e são relativos aos direitos que as pessoas físicas ou jurídicas têm sobre as coisas, sobre os produtos de seu intelecto ou contra outra pessoa, apresentando valor econômico, tais como: osdireitos reais, obrigacionais, autorais.
* MÓVEL podem ser removidos ou transportados de um lugar para outro, por força própria (semoventes) ou estranha, sem sua destruição, alteração de sua essência, fim para o qual se destina.; ou imóvel não podem ser removidos ou transportados de um lugar para outro sem sua destruição, alteração de sua essência, fim para o qual se destina.
* CONSUMIVEL sãobens móvies cujo uso importa na destruição imediata da própria coisa; ou inconsumível proporcionam reiterados usos, permitindo que se retire toda sua utilidade, sem atingir sua integridade (ex.: casa, carro, roupas etc.)
* FUNGÍVEL podem ser substituídos por outros do mesmo gênero, qualidade e quantidade (ex.: saco de arroz, carro etc.); ou infungível não pode se substituído por outros do mesmogênero, qualidade e quantidade (ex.: imóveis, quadro de pintor famoso)
* SINGULAR são os que, embora reunidos, consideram per si, independente dos demais. (ex.: um livro, um selo); ou coletivo (ou universal) são as coisas que se encerram agregadas em um todo (ex.: biblioteca, coleção de selos)
divisível Podem ser partidos em porções reais e distintas, formando cada qual um todo perfeito, ouseja, permanece suas funções, sem desvalorização considerável. ex.: saca de milho; ou indivisível (se fracionados, perdem sua substância: exemplo, uma máquina).

DIREITOS : É o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa (física ou jurídica) que pode ser avaliado em moeda. São bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber). Ex.: duplicatas a...
tracking img