Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
A contabilidade é um sistema de informações úteis para a tomada de decisões e tem como o objetivo o controle do patrimônio de uma entidade. O objeto da contabilidade é o patrimônio e o objetivo é controlar, mesurar, registrar, e controlar esse patrimônio, fornecendo informações para seus usuários.

Escrituração contábil
A escrituração contábilrepresenta o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa de acordo com o método das partidas dobradas, plano de contas e observando os princípios e normas contábeis. Ela é realizada no livro diário e livro razão.
O livro diário é obrigatório, todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes. O registro no livro diário é feito em ordemcronológica, observando dia, mês e ano e os registros devem ser numerados.
O registro no razão é realizado em contas individualizadas, tendo assim um controle por conta. Consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma raciona. O razonete é uma representação gráfica em forma de T utilizado pelos contadores. É um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil.

AContabilidade na Gestão Empresarial
A contabilidade tem uma grande importância para as empresas, pois além de cuidar da parte do pagamento de tributos, ela auxilia os administradores nas tomadas de decisões. O contador utiliza as demonstrações contábeis para auxiliar no gerenciamento e planejamento da atividade da empresa, isso é muito importante para que os administradores atuem de forma corretatendo assim bons resultados patrimoniais e financeiros.
Segundo o autor José Carlos Marion em sua obra “Contabilidade Empresarial” o principal objetivo da Contabilidade como ferramenta da Gestão Empresarial é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, em sentido estático, analisar os fatos ocorridos, bem como fazer inferênciassobre suas tendências futuras.
A função do gestor é buscar o equilíbrio financeiro da empresa e gerar informações para a elaboração de relatórios que são necessários para o processo decisório das empresas, e esses relatórios são fornecidos pela atuação direta da contabilidade.
Demonstrações contábeis
Devem evidenciar informações diferenciadas para cada tipo de usuário, interno ou externo. Devemprover informações úteis para a tomada de decisões.
“A contabilidade é o grande banco de dados histórico da empresa. O registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período”.(Braga, 1995, p. 38)
Demonstrações internas: para uso dos administradores e gerentes da empresa. Não tem formadoobrigatório. Ex: relatório de contas a receber; relatório de contas a pagar; relatório de custos e despesas por departamento; relatório de inadimplência; relatório de vendas; relatório de comissões pagas e outros.
Demonstrações externas: para usa pelo público em geral. Tem formado e regras obrigatórias por lei. Ex: balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; demonstração dos lucrosou prejuízos acumulados; demonstração das mutações do patrimônio liquido; demonstração do fluxo de caixa; demonstração do valor adicionado; notas explicativas.

Balanço patrimonial: evidencia qualitativamente e quantativamente, a posição patrimonial e a posição financeira que a empresa se encontra em uma data específica, apresenta, à esquerda, os ativos, e, á direita, o passivo.
Uma empresaprecisa de recursos para operar; caixa, equipamentos, estoques máquinas, contas a receber, esses recursos, denominados ativos, são de propriedade da empresa. Os funcionários não são ativos para efeitos contábeis, porque não são de propriedade da empresa.
O lado direito do balanço mostra que os recursos no ativo provêm de duas fontes: terceiros e capital próprio.
O passivo consiste em obrigações...
tracking img