Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

joão carvalho de souza

COMPONENTES PATRIMONIAS

São Felix do Coribe-Ba
2010

joão carvalho de souza

COMPONENTES PATRIMONIAIS

Trabalho apresentado à disciplina Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Marcelo Resquetti Tarifa

São Felix do Coribe-Ba
2010INTRODUÇÃO
Hoje estão compreendidas no campo de atuação do contabilista as atividades de estudo, controle, exposição e análise do patrimônio, de maneira a poder informar a situação patrimonial em determinado momento, as variações ocorridas e a natureza das operações que afetam o patrimônio.
Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não tem valoreconômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.

DESENVOLVIMENTO
Sabemos que toda empresa precisa de recursos matérias e financeiros para aplicar em suas atividades, o que chamamos de satisfação de necessidade econômico-financeiras. Vimos que tais recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas representam o capital próprio, e as externas, os capitais deterceiros. Sabemos que patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados ás entidades. Em linguagem matemática, teremos:
Bens + Direitos – Obrigações = Situação Líquida

Ativo = Passivo exigível + Patrimônio Líquido

Tipos de Bens
Os bens podem ser definidos como tudo aquilo capaz de ser avaliado economicamente e de satisfazer as necessidades dasentidades, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas. Em contabilidade, os bens podem ser matérias ou imateriais. Vejamos a seguir a definição para cada um deles.

a) Bens materiais.
Têm existência física e dividem-se em:
Bens numerários;
Proporcionam liquidez imediata ás entidades, isto é, são ou transformam-se rapidamente em “dinheiro vivo”: Caixa, bancos aplicações e outros.
Bens de venda;São os bens adquiridos pela empresa para serem revendidos e que atendem ao objeto social da entidade. Por exemplo: estoque de mercadorias num comércio, estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e produção acabados numa indústria.


Bens fixos ou imobilizados;
São os bens duráveis, com vida útil superior a um ano, e utilizáveis na atividade operacional da entidade. Exemplo: imóveis,veículos, máquinas e equipamentos.
Bens de Renda;
São os bens utilizáveis apenas para obtenção de renda e, portanto, não se destinam a atender os objetivos da empresa. Exemplo: obras de arte, ações de outras empresas.
Bens de consumo;
São os bens duráveis gastos ou consumidos nas atividades normais da empresa. Depois de consumidos, representam despesas. Por exemplo: materiais de escritório,materiais de limpeza, combustíveis etc.

b) Bens Imateriais
São os bens que não possuem existência física, mas representa uma aplicação, uma destinação de recursos essencial ao atendimento dos objetivos da empresa, como: ponto comercial, fundo de comércio, direitos sobre marcas e patentes, direitos autorais, programas computacionais e produtos desenvolvidos na própria empresa.

1.1direitos
Em geral, direitos são valores a serem recebido de terceiros por vendas a prazo ou valores de propriedade da empresa que se encontra em posse de terceiros, como: empréstimos a empregados, empréstimos a diretores, duplicatas a receber, títulos a receber, aplicações financeiras, investimentos no banco, dinheiro no banco (conta corrente).
a) Por funcionamento
São valores a receber,oriundos da atividade operacional da empresa, podendo ser uma duplicata ou conta a receber; um imposto a ser recuperado; um adiantamento feito pela empresa a seu empregado, para que este pudesse viajar e depois apresentar o que gastou por conta da empresa. Pode ser também uma antecipação de salário a ser compensada quando ocorrer a data efetiva do pagamento - via de regra, são direitos de curto...
tracking img