Contabilidade basica e patrimonio

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Rosane Patrício Ramos

contabilidade básica e patrimônio

Ipatinga
2008

Rosane Patrício Ramos

contabilidade básica e patrimônio

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Básica.Orientador: Prof. José Manoel da Costa

Ipatinga
2008

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 CONTABILIDADE 5
2.1 Conceito e Finalidade da Contabilidade................... 5
2.2.Objeto e Objetivo da Contabilidade........... 5
2.3 Aplicação da Contabilidade............... 5
2.4 Usuários da Contabilidade ................ 6
2.5 Usuários dos Relatorios da Contabilidade ................6
2.6 O Profissional de Contabilidade ................ 6
2.4 A Função do Contabilista ................ 6
3 PATRIMÔNIO 7
3.1 Ativo ................ 7
3.1.1 Bens ................ 7
3.1.2 Direitos ................ 7
3.2 Passivo ................ 7
3.2.1 Obrigações ................ 7
3.3 Estrutura Patrimonial ................ 7
4 CONCLUSÃO 9
5 REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃOA Contabilidade fornece informações sobre o Patrimônio de uma entidade. É de extrema importância à gestão empresarial, controlando e fornecendo informações do Patrimônio.
Neste trabalho veremos sobre os conceitos e conhecimentos básicos da Contabilidade e do Patrimônio abordando os tópicos introdutórios em ciências contábeis.

2- CONTABILIDADEA contabilidade é uma ferramenta totalmente útil à gestão empresarial, porque controla e fornece todas as informações do Patrimônio.
2.1 Conceito e Finalidade da Contabilidade
Segundo Francisco D’Áuria Apud Padoveze (2000, p. 49), a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos daadministração econômica”.
Para Eldon S. Hendriksen apud Padoveze (2000, p. 49), a “contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
Podemos afirmar então que, a finalidade fundamental da Contabilidade é a orientação da administração das empresas noexercício de suas funções, cabendo à Contabilidade o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.
• Controle porque a administração através das informações contábeis, através de relatórios pode certificar-se se a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.
• Planejamento porque a informação contábil é de grande valia no processo dedecisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

2.2 – Objeto e Objetivo da Contabilidade
Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, ou finalidade, comou sem fins lucrativos. E o objetivo da Contabilidade é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao PATRIMONIO, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões.

Em suma, podemos afirmar que a contabilidade utiliza como objeto o Patrimônio da entidade e tem como objetivo controlar e fornecer informações sobre este patrimônio aosseus usuários

2.3 - Aplicação da Contabilidade
Todas as pessoas jurídicas por força da legislação fazem parte do campo de atuação da contabilidade e além delas, pessoas físicas detentoras de um patrimônio muito volumoso habitualmente lançam mão dos serviços do profissional de contabilidade para controlar seu patrimônio.
2.4 - Usuários dos Serviços Contábeis...
tracking img