Contabilidade bancaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise financeira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
| Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde novembro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo. | |

| Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se temalgum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Administração.Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009. | |
A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de umnegócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.
Para que o analista possa verificar a situação económico-financeira de uma empresa, torna-se fundamental o recurso a alguns indicadores, sendo que os mais utilizados são aqueles que assumem a forma derácios. Estes apresentam uma vantagem, não só de tornar mais precisa a informação, como também de facilitar comparações, quer para a mesma empresa, ao longo de um certo período de tempo, quer entre empresas distintas, num mesmo referencial de tempo. Contudo, convém salientar que os rácios apenas constituem um instrumento de análise, que deve, ser complementado por outros tantos. Com efeito, a análisede indicadores, fornece apenas alguns indícios que o analista deverá procurar confirmar através do recurso a outras técnicas.
| A técnica estabelecida pelos analistas financeiros consiste em estabelecer relações entre contas e agrupamentos de contas do Balanço e de Demonstração de resultados entre outras grandezas económico–financeiras". |
— João Carvalho das Neves[1] |
A análise financeira éassim capacidade de avaliar a rentabilidade empresarial, tendo em vista, em função das condições actuais e futuras verificar se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de modo a que as receitas superem as despesas de investimento e de funcionamento.
De forma a alcançar a sobrevivência e desenvolvimento pretendido pela empresa, a avaliação e interpretação da situaçãoeconómico-financeira de uma empresa centra-se nas seguintes questões fundamentais:
* equilíbrio financeiro;
* rentabilidade dos capitais;
* crescimento;
* risco;
* valor criado pela gestão.
O recurso à análise financeira é extremamente importante para as diversas partes interessadas numa boa gestão empresarial, sendo que essas partes interessadas são gestores, credores, trabalhadores eas respectivas organizações, Estado, investidores e clientes.
Cada grupo ou indivíduo tem diferentes interesses, por isso fazem a análise financeira mais adequada aos objectivos pretendidos. Apesar desses objectivos poderem ser diferentes, as técnicas utilizadas baseiam-se, fundamentalmente, no mesmo conjunto de informações económico-financeiras:
* balanço patrimonial;
* demonstração deresultados líquidos;
* demonstração dos fluxos de caixa.
A técnica mais utilizada pela análise financeira é a que recorre aos rácios, um instrumento de apoio para sintetizar uma enorme quantidade de informação, e comparar o desempenho económico-financeiro das empresas ao longo do tempo. Constituem assim uma base da análise financeira, mas não dão respostas. Essas encontrar-se-ão nos aspectosqualitativos da gestão.
Índice [esconder]  * 1 Evolução da análise financeira * 2 Objectivos da Análise Financeira * 3 Fontes da Informação * 3.1 Balanço * 3.2 Demonstração do Resultado Líquido * 3.2.1 Demonstração de Resultados por Natureza * 3.3 Demonstração dos Fluxos de Caixa (Cash-Flows) * 3.4 Dados externos * 4 Utilidade dos rácios * 5...
tracking img