Contabilidade bancaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
« post anterior | home | post seguinte »
SEGUNDA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2009
A actividade bancária: capital, depósitos e crédito
«A actividade bancária consiste essencialmente em facilitar o movimento do dinheiro do ponto A, onde ele está, para o ponto B, onde faz falta».
Lord Victor Rothschild, 1977

A criação dos princípios fundamentais da moderna actividade bancária e dos mercados decapitais no século XVII esteve na base de um aumento sem precedentes da prosperidade económica a nível mundial, essencialmente ao permitir uma utilização mais produtiva do capital disponível na sociedade.

Na prática, os Bancos e os mercados financeiros tornam possível que o capital excedentário de depositantes, accionistas e obrigacionistas seja canalizado para o desenvolvimento de actividadeseconómicas onde esse capital é necessário (como a agricultura, a indústria e o comércio), bem como para a aquisição de bens e serviços por parte das famílias. Os primeiros recebem uma remuneração pela cedência do seu capital (que deverá ser proporcional ao risco que assumem), enquanto as empresas esperam obter lucros com a utilização do capital e as famílias esperam melhorar o seu nível de vida,antecipando aquisições futuras.

De tempos a tempos, os Bancos e o sistema financeiro registam falhas no seu funcionamento, que resultam essencialmente de excessos na concessão de crédito e dos critérios definidos para a gestão dos riscos. As maiores crises económicas (de que é exemplo a actual) estão geralmente associadas a crises bancárias.

Felizmente, muito tem sido feito nas últimas décadaspara atenuar o impacto destas crises, através da criação de mecanismos de supervisão bancária, de rácios mínimos de solvabilidade que os Bancos estão obrigados a respeitar e de fundos de garantia dos depósitos, permitindo que os riscos da actividade bancária sejam suportados essencialmente pelos detentores do seu capital e só em condições muito extremas pelos depositantes.

A origem da Bancamoderna

Ainda que a actividade bancária já estivesse razoavelmente desenvolvida no Renascimento (sendo o Banco mais poderoso da época o da família Medici, o qual tinha sucursais em toda a Europa), o historiador Niall Ferguson* identifica 3 instituições surgidas no século XVII como estando na base da Banca como a conhecemos hoje:
Amsterdamsche Wisselbank (Holanda, 1609): foi pioneiro nautilização de cheques e transferências bancárias para facilitar o comércio;
Sveriges Riksbank (Suécia, 1668): foi pioneiro na concessão de crédito com base no modelo das reservas mínimas (fractional reserve banking);
Bank of England (Inglaterra, 1694): foi o primeiro Banco Central a ter o monopólio de emissão de notas bancárias.
A actividade dos Bancos com maior impacto económico (a criação de crédito),partiu de uma simples premissa: é pouco provável que todos os depositantes queiram levantar todo o seu dinheiro em simultâneo; desta forma, bastará colocar uma pequena parte do valor depositado em activos muito líquidos (reservas), mantendo a obrigação de reembolsar qualquer depósito a pedido dos Clientes, sendo possível conceder crédito sobre o valor remanescente. Este modelo, que é denominado por“sistema de reservas mínimas”, permite aos Bancos aumentar a oferta de moeda na economia, através de um efeito multiplicador (que é tanto maior quanto mais baixas forem as reservas legais).

Na prática, os Bancos actuam como intermediários financeiros entre quem tem excesso de liquidez e quem a utiliza em actividades produtivas. Tomemos o exemplo da D. Alice Costa, que pretende aplicar as suaspoupanças, e da firma Praia & Companhia Lda, que pretende um financiamento para expandir o seu negócio. O negócio bancário, na sua forma mais simples (vd. gráfico em anexo), consiste em utilizar uma parte substancial dos depósitos de muitas D. Alice Costa e conceder empréstimos a muitas Praia & Companhia Lda. Uma vez que o Banco pode avaliar e diversificar mais facilmente os seus...
tracking img