Contabilidade avançada demonstração do fluxo de caixa

Páginas: 8 (1893 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
CONCLUSÃO............................................................................................................9REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
INTRODUÇÃO

Estudaremos neste trabalho sobre demonstração de fluxo de caixa o famoso (DFC) e veremos sobre a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período, essa previsão tem como objetivo principal o fornecimento de informações e dados para prognosticar asnecessidades de atração de recursos bem como calcular os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos; aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais proveitosas para a empresa sem comprometer a liquidez e veremos qual seu objetivo sua obrigatoriedade sim ou não, quem é obrigada a elaborar e quais os métodos de elaboração e pra encerrar faremos uma DFC apresentando ao seu Otávio oresultado.

DESENVOLVIMENTO

Para sanar as dúvidas do seu Otávio sobre o demonstrativo de fluxo de caixa elaborei um texto para explicar melhor o que é e como funciona na prática. As formas de organização social, acompanhando a dinâmica mundial se encontram diante de novos modelos e novos conceitos, impostos cotidianamente pelos meios de comunicação e pela generalização dos paradigmassociais. Tais mudanças estão em evidência no mundo moderno, gerando grandes transformações comportamentais.
O alto grau de competitividade entre empresas vem se acirrando e levando milhares de empresas a investirem em novas tecnologias e formação continuada de seus profissionais. Tais investimentos têm se tornado o diferencial no âmbito empresarial.
Para Bauer (1999), noâmbito empresarial, já se tornou bastante comum o discurso da turbulência econômica e da instabilidade do mercado financeiro, refletindo nos processos decisórios que estão se tornando cada dia mais duvidosos e incertos, gerando imprevisibilidade diante das ações de todos os indivíduos envolvidos.
Dentro deste contexto, surgem dificuldades para planejar, gerir, organizar, eprincipalmente administrar, abreviando cada vez mais a confiabilidade para empreendimentos e previsões.
Nesse sentido, a gestão de recursos financeiros adquiriu grande importância, pois representa uma das principais atividades empresariais. O planejamento, a administração, o acompanhamento desses recursos são inerentes ao profissional contador, que informa todas as movimentações financeiras(entradas e saídas de valores monetários) de um dado período - pode ser diário, semanal, mensal, etc.
De acordo com Silva (2005) para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que o fluxo de caixa apresente liquidez, com ou sem recessão, de forma a cumprir com compromissos financeiros, oferecendo continuidade a suas operações, pois se a empresa tem liquidez, ela podegerar lucro.
Por isso a gestão do fluxo de caixa é relevante quanto à capacidade de produção e vendas da empresa, pois é mesclada com informações obtidas dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da organização.
A partir daimplementação do fluxo de caixa, como uma das mais importantes ferramentas gerenciais, pode-se partir para uma previsão elaborada com base nos dados levantados nas projeções financeiras, induzindo as previsões sobre o setor financeiro.
De acordo com Frezzatti (1997, p. 46)
É essencial a empresa trabalhar com um planejamento de no mínimo para três meses. O fluxo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstração de Fluxo de caixa
  • Demonstração do Fluxo de caixa
  • Demonstração Fluxo de caixa
  • Demonstração do fluxo de caixa
  • Demonstracao de fluxo de caixa
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • Demonstração do fluxo de caixa
  • Demonstração de fluxo de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!