Contabilidade aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Definições conceituais 4
2.1 Sistemas de acumulação de custos. 4
2.2 cuSTO VARIÁVEL 4
2.3 Custeio por absorção 4
2.4 Custos diretos e indiretos 4
2.5 Custos variáves e fixos 4
2.6 rateio dos custos indiretos 5
2.7 produtos em processo 5
2.8 Produtos prontos 5
3 unidades equivalentes de produção 6
4 formação do preço de venda 6
4.1 com base nos custos 6
4.2fórmula de cálculo 6
5 impostos sobre venda 6
5.1 ipi sobre faturamento 6
5.2 impostos sobre venda 6
5.3 contribuições sobre venda 6
6 analise custo/volume/lucro 6
6.1 margem de contribuição 6
6.2 ponto de equilibrio 6
7 importância de um sistema integrado para gerar informações 6
8 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO
Para a produção de qualquer tipo de produtos para revenda atipos de sistemas de acumulação de custos para ser utilizado, este é totalmente dependente do produto ou serviço produzido, bem como do processo de produção empregado. O sistema de acumulação pode ser classificado quanto ao processo produtivo e por ordem de produção.
Como estaremos custeando uma empresa que produz doce cremoso estaremos utilizando o sistema de acumulação quanto ao processoprodutivo, onde estaremos formando o preço do produto final através de rateios, unidades equivalentes impostos sobre as vendas ate seu preço final. Dando uma importância ao ponto de equilíbrio dessa empresa e a um programa de sistema integrado dentro dessa organização.


2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS
2.1 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS.
Como sistema de acumulação de custos, temos por processo, onde oscustos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção, comum nas empresas onde os produtos são padronizados e sua produção e em série. Temos ainda o sistema de acumulação de custos por ordem de produção, onde os custos são acumulados numa conta especifica para cada produto, comum em empresas que trabalham com encomendas.
2.2 CUSTO VARIÁVEL
É um método de custeio usadopara alocação apenas dos custos variáveis ao produto. Em nossa aplicação teremos energia, água e etc., usada na fabricação do produto. Esse sistema de custeio não e aceito pelo fisco.
2.3 CUSTEIO POR ABSORÇÃO
O sistema de custeio por absorção é o sistema que deve integrar o custo de produção dos bens e contempla como custo de fabricação todos os custos incorridos no processo de fabricação doperíodo, sejam eles fixos ou variáveis.
2.4 CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS
Custos diretos são os custos que podem ser identificados e quantificados nos produtos prontos ou serviços e facilmente valorizados.
Custos indiretos são todos os outros custos que dependem da medição para a adoção de algum critério de rateio para sua atribuição à produção.
2.5 CUSTOS VARIÁVES E FIXOS
Custos variáveis são oscustos que em bases unitárias possuem um valor que não se altera com alterações nas quantidades produzidas, porém, cujos valores totais variam em relação direta com a variação das quantidades produzidas exemplo: matéria prima.
Custos fixos são os custos que, embora tenham um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, exemplo: o pagamento do aluguel.2.6 RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS
Somente podem ser apropriados por sua própria definição é uma maneira de definir quanto o valor dos custos indiretos vão influir em cada produto, por exemplo, se o doce de leite consome 30% do total de material e mão-de-obra então 30% dos custos indiretos serão direcionados ao produto.
2.7 PRODUTOS EM PROCESSO
Produtos em processo são aqueles que ainda estão emformação não estando pronto pra revenda neste caso ainda estarão sendo aplicados custos para a formação do valor do produto e seu termino para condição de revenda.
2.8 PRODUTOS PRONTOS
Produtos prontos são aqueles que após a aplicação de todos os custos estarão prontos para a revenda, usando o rateio para os custos indiretos e somando os custos diretos teremos o valor do produto, alem é claro...
tracking img