Contabilidade analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2932 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
5.11 -Classe 9 - Contabilidade Analítica
O Plano Oficial de Contabilidade (POC), não indica as contas que constituem essa classe, limitando-se a indicar que os correspondentes desenvolvimentos devem ser considerados a níveis sectoriais.
A contabilidade analítica (interna ou económica) trata do registo e controlo do movimento interno da medida e análise dos custos e proveitos, tendo porobjectivo os aspectos económicos da gestão.
A classe 9 tem por objectivo analisar os fenómenos internos da empresa: a repartição pelos diferentes sectores dos custos que a classe 6 classifica por natureza ; a transformação das matérias primas e outras materiais em produtos acabados; o controlo de custos por sectores de modo a poder-se fazer a sua comparação com orçamentos previamente estabelecidos; oapuramento de resultados por sectores, etc.
Vamos tentar apresentar neste trabalho uma classe 9 - Contabilidade Analítica suficientemente ampla para que se possa dar cumprimento às obrigações impostas pelo POCP, nomeadamente a apresentação da Demonstração de Resultados por funções.
Há diferentes sistemas para realizar a ligação entre contabilidade externa (lançada nas classe 1 a 8) e acontabilidade interna (registo na classe 9):
1 - Sistema monista neste sistema as classes
3 - Existências 
6 - Custos e perdas
7 - Proveitos e ganhos
8 - Resultados
movimentam-se por contrapartida das contas da classe 9. Neste sistema não existe separação entre as duas contabilidades, encontra-se a contabilidade analítica integrada na contabilidade geral. Existe, por consequência, apenas umacontabilidade que abrange não só as operações externas como as internas.
Desta forma, os custos classificados e registados por natureza em contas da contabilidade geral, são depois e de acordo com a sua função, distribuídas pelas diversas contas típicas da contabilidade analítica, tendo em vista o apuramento de resultados analíticos por produto, actividade, etc.
2 - Sistema dualista: neste sistema. Ascontas da classe 1 a 8 nunca se movimentam em contrapartida da classe 9. Portanto, as contas da classe 9 debitam-se e creditam-se sempre por contrapartida de outras contas da classe 9.
A ligação entre a contabilidade interna (classe 9) e a contabilidade externa (classe 1 a 8) é feita por meio de contas reflectidas ou de ligação, porque são como imagens que, num espalho, formariam os débitos e oscréditos nas classes 3,6,7 e 8.
Os débitos das contas destas classes (3,6,7,8) aparecem sob a forma de crédito nessas contas reflectidas para serem débitos em outras contas da classe 9, como iremos descrever à frente. Identicamente com os créditos das contas daquelas classes.
Iremos seguir o sistema dualista em que as duas contabilidades aparecem totalmente separadas. Assim, por exemplo, no sistemaduplo contabilístico e contabilidade analítica além de se processar separadamente, recorre também ao método digráfico (partidas dobradas).
A concordância entre as duas contabilidades obtém-se através de contas de ligação existentes na contabilidade analítica, designadas de contas reflectidas ou reflectoras.
Por este sistema, na contabilidade geral, os custos e os proveitos são escrituradossegundo a sua natureza e somente se apura o resultado global. Na contabilidade analítica aparecem contas reflectidas às operações internas, ao apuramento do custo dos produtos (tarifas por exemplo) e por centros de actividade, de análise de resultados por funções, etc.

Para se determinar tarifas ou o preço dos produtos fornecidos ou dos serviços prestados, para determinação do valor das obrasefectuadas por administração directa e dos custos dos projectos comparticipados por outras entidades nacionais ou comunitárias e para demonstração de resultados por funções e por actividades, torna-se necessário estabelecer previamente um conjunto de contas que se coadune de modo igualmente satisfatória para autarquias que eventualmente tenham actividades e funções diferentes.

5.11.1 - Conta 91 -...
tracking img