Contabilidade analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 3
Sistemas Contas 4
Planos de Contas adaptados ao POC 10
Planos do Sector Público 11
Conclusão 18

“A contabilidade é uma actividade de serviço cuja função é promover a informação quantitativa principalmente de natureza financeira, acerca das entidades económicas com o propósito de ser útil para a tomada de decisões económicas, ao proceder a escolha racional entreos recursos alternativos” – American institute of certified public accouintants (AICPA).

Introdução

O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de corrigir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse relembrar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse sabera sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode conceder a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
Deste modo, a Contabilidade é imprescindível na vida de uma empresa, já que se torna necessário saber desde já, em que situação económica se encontra a empresa e o seu desenvolvimento emdeterminado período e o facto de fornecer informação tanto aos gestores como a órgãos hierarquicamente superiores da empresa, permite que estes saiba a forma como a gestão tem vindo a exercer as suas funções e proceder a ajustamentos adequados, quando estes forem necessários.
Daí portanto as divisões dadas a Contabilidade. Assim sendo, a Contabilidade Financeira regista as operações externas daempresa, isto é, aquelas que respeitam à empresa no seu todo (regista factos patrimoniais que fazem prova perante terceiros, permite conhecer em qualquer altura a situação patrimonial na empresa. dá a conhecer o resultado obtido com a exploração da empresa, possibilita a elaboração de análises económicas e financeiras) enquanto que a Contabilidade Analítica (ou de Gestão) regista as operaçõesinternas e visa o apuramento de resultados não globais, isto é, por produto, por departamento, etc. (fornece o custo de cada produtos ou serviço produzido pela empresa, permite a criação de centros de custos dentro da própria empresa, possibilita estudos de rentabilidade interna, auxilia a gestão no controlo e tomada de decisões).

Sistemas Contas

Os sistemas de contas, que resultam da formacomo a contabilidade analítica se articula com a contabilidade geral, podem ser monistas ou dualistas. Os sistemas monistas incluem o sistema monista radical ou único indiviso e o sistema único diviso, por outro lado os sistemas dualistas incluem o sistema duplo contabilístico e o sistema duplo misto.

* Sistemas Monistas:

* Sistema Monista Radical ou Único Indiviso
*Sistema Monista Diviso

* Sistemas Dualistas:

* Sistema Duplo Contabilístico
* Sistema Duplo Misto

Sistemas Monistas:

Nos sistemas monistas não existe separação entre as duas contabilidades, encontrando-se a contabilidade analítica integrada na contabilidade geral.

Sistemas Monista Radical ou Único Indiviso:

A razão pela qual neste sistema não existe separação das duascontabilidades está expressa no Razão Geral pois não aparecem não só as contas de contabilidade geral (disponibilidades, terceiros, existências, imobilizado, situação líquida, custos e proveitos por natureza) mas também as de apuramento de custos de funcionamento dos diversos órgãos da empresa e dos custos dos produtos, de resultados analíticos e outras típicas da contabilidade analítica.
Estesistema também pode ser designado por sistema das contabilidades integradas, uma vez que a Contabilidade Analítica se encontra integrada na Contabilidade Financeira.

Figura 1: Esquema Funcionamento do Sistema

Sistemas Monista Diviso:

O sistema conhecido por monista diviso (ou monista moderado) é caracterizado por a separação entre as duas contabilidades não ser integral. As contas da...
tracking img