Contabilidade analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
con
INTRODUÇÃO


A análise das demonstrações financeiras ou contábeis é a técnica contábil que consiste na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis. As demonstrações analisadas podem ser: o balanço patrimonial, a demonstração dos prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício e etc. A analise contábil não é exigida por lei. Decorre danecessidade de informações mais detalhadas sobre situação do patrimônio e de suas variações.

Este relatório de pesquisa tem por finalidade abordar o tema análise vertical, horizontal e de liquidez, que representam na verdade a saúde financeira da empresa, e qual a sua aplicação. Pois no momento da análise que detectamos se o capital está sendo aplicado no lugar certo, pois avaliaremos não somenteíndice de liquidez, mais também os ativos, passivo e situação líquida patrimonial. Dessa forma, pretende-se buscar informações relevantes para que os gestores tenham ciência da capacidade da empresa, servindo como suporte importante para decisões futuras, pois o processo de análise é direcionado conforme o interesse do usuário da informação contábil.1 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA



1.1 ANÁLISE VERTICAL



Quando fazemos a divisão de uma grandeza por outra nossos olhos lêem no sentido vertical daí chamamos de analise vertical, considerando dados do mesmo período ou de um mesmo ano.

Também denominada análise de estrutura, a analise vertical envolve a relação entre um elemento e o grupo de que ele faz parte.Relaciona a parte como um todo. A análise vertical envolve elementos homogêneos, mas relativos a um mesmo exercício, ao contrario da analise horizontal, que é relativa, necessariamente, a exercícios distintos.

A análise vertical das contas das demonstrações contábeis mostra sua composição percentual e a participação de cada conta em relação a um valor adotado com base (100 %), tanto no balançopatrimonial, como na demonstração do resultado de exercício.

“Segundo Begalli (2007, p.234) a análise vertical é importante para avaliar a estrutura de composição de itens a sua evolução no tempo”.

• No balanço, a base 100 % será o ativo ou passivo total.

• Na demonstração do resultado do exercício, a base 100 % será a receita liquida de vendas ou serviços.

A análise vertical éimportante para avaliar a estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo, a evolução de cada conta mostra os caminhos trilhados pela empresa e as possíveis tendências. Essa análise em períodos sucessivos pode fornecer uma base para a projeção de uma demonstração de resultados. Porém, essa projeção apresenta algumas limitações, principalmente porque não leva em conta as mudanças no processotecnológico e/ou nos preços de venda. Qualquer projeção baseada em dados históricos requer muito cuidado.

A finalidade da análise vertical é dar idéia da representatividade de determinado item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a determinado total ou subtotal tomado como base.

Por exemplo, num balanço patrimonial, podemos querer verificar quanto o ativocirculante representa com relação ao ativo total. Basta dividir a cifra representativa do ativo circulante pela cifra representativa do ativo total, multiplicar o resultado por 100 e colocar o sinal de porcentagem.

Ressalta-se, todavia que a analise vertical pode ser realizado para determinados subitens com relação ao total dos subitens. Por exemplo, poderíamos ter o interesse de calcular arepresentatividade de cada componente principal do ativo circulante com relação ao total do ativo circulante (continuaria valido também com relação ao total do ativo). A análise vertical é importante para todas as demonstrações financeiras, mas ganha realce especial na demonstração de resultado, quando poderemos expressar os vários itens componentes da DRE com relação às vendas, bruta ou líquida, e,...
tracking img