Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 RESUMO
Nos dias de hoje o ambiente começa a ser tema de conversa entre os empresários, quer devido às regras que a legislação impõe, quer devido às pressões que estes sofrem por parte de grupos e associações ambientalistas. Obras públicas arriscam-se a ser embargadas por falta de estudo de impacto ambiental. Chegou-se à conclusão que os recursos são por norma esgotáveis e queteremos de ponderar a herança que deixamos às gerações vindouras.
Nesta linha de pensamento, as empresas e em especial as indústrias terão de racionalizar os recursos naturais ainda existentes e para tal terão de investir em novas tecnologias mais limpas e que produzam bens mais amigos do ambiente.
Como é obvio isto acarreta custos, mas também poderá trazer proveitos num futuro mais ou menos próximo.Estes Custos e Proveitos são comummente designados como Ambientais.
No mundo em constante mudança, assiste-se a uma evolução tecnológica extremamente rápida. Surge o conceito de desenvolvimento sustentável e a preocupação com a qualidade ambiental.

2 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Ambiental não é uma nova ciência, mas sim, uma segmentação da tradicional já, amplamente,conhecida. Adaptando o objetivo desta última, podemos definir como objetivo da contabilidade ambiental: identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando a evidenciação da situação patrimonial de uma entidade.
A contabilidade terá quelidar com uma nova realidade econômico-financeira das empresas, onde deve existir equilíbrio entre a atividade econômica e a exploração dos recursos naturais, através de uma correta mensuração dos impactos ambientais e dos seus reflexos na vida das empresas, das pessoas e da sociedade.
A identificação e harmonização de princípios surgem assim como uma necessidade dos dias de hoje, em queé preciso ver espelhado na informação constante das Demonstrações Financeiras a preocupação das empresas com a questão ambiental, que por facilidade e sistematização de conceitos designarei por “Contabilidade Ambiental”.

3 DESENVOLVIMENTO

Há algum tempo o termo Desenvolvimento Sustentável tem ocupado as pautas de discussões sobre os rumos do planeta, e igualmente sobre acontinuidade do crescimento, em face da destruição do meio ambiente e dos recursos naturais não renováveis. Para que se pudessse acompanhar esse convívio do homem com o meio ambiente, seja na forma de nação ou entidade, designou-se o termo Contabilidade Ambiental para o registro e geração de relatórios com a finalidade de auxiliar na elaboração do planejamento estratégico, servir de parâmetro nogerenciamento das atividades-alvo e fornecer informações externas no sentido de prestação de contas dessas atividades.
Christophe define Contabilidade Ambiental como “um sistema destinado a dar informações sobre a rarefação dos elementos naturais, engendrado pelas atividades das empresas e sobre as medidas tomadas para evitar esta rarefação”.
A Contabilidade Ambiental pode serentendida como a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões.
O grau evolutivo de conscientização ambiental de determinada nação refletirá diretamente o estágio em que se encontra a Contabilidade Ambiental desse país. Nos países mais evoluídos, comeconomia sólida e onde as necessidades básicas da população são supridas, há preocupação com o meio ambiente por parte dos cidadãos. As leis desses países e seu cumprimento, assim como as exigências da sociedade, determinarão o comportamento das empresas em seu convívio com a natureza.
Nesse sentido, alguns governos de países europeus criaram uma página na Internet, onde mantêm...
tracking img