Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A discussão sobre a questão ambiental vem se tornando cada vez mais calorosa e praticada em diferentes contextos e ambientes, principalmente nas organizações. Alguns marcos históricos, por exemplo, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992, e as normatizações de padrões ambientais aceitos por órgãos reguladores,especialmente Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, com a série ISO 14000 tem contribuído para essa discussão. O estudo tem como objetivo investigar se as empresas listadas no Anuário 2009 da Revista Análise: Gestão Ambiental adotam práticas e procedimentos ambientais e se essas empresas, distribuídas em trinta e um ramos de atividades, possuem ou não certificação ISO 14001. Portanto,trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os achados da pesquisa mostram que 60,27% das empresas adotam políticas ambientais integrada as demais políticas da organização, 42,53% possuem a certificação ISO 14001 há mais de 5 anos, em média.


1. INTRODUÇÃO
O advento da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada de 3 a 14 de junho de 1992,cuja conferência ficou conhecida como Rio-92, e nela compareceram delegações nacionais de 175 países, pode ter sido a gênese para a mudança de comportamento da sociedade organizada frente às questões ambientais.
A partir desse marco, escolas, organizações e a sociedade civil, com o auxílio da mídia passaram a pensar, discutir à questão ambiental e, sobretudo, alterou comportamento e práticas depessoas em seus lares e de funcionários em organizações, por exemplo, coleta seletiva de lixo, utilização de papéis e materiais reciclados, combate ao consumo exagerado de água, descarte de lixo nas ruas e lugares, dentre outras.
Além disso, uma série de normatizações foi expedida por órgãos reguladores disciplinando a confecção de produtos dentro de padrões ambientalmente aceitos e a AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas - ABNT, com a ISO 14000, dispôs sobre uma série de normas e diretrizes que certifica que a empresa possui um sistema de gestão ambiental.
Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral investigar se as empresas listadas no Anuário 2009 da Revista Análise: Gestão Ambiental adotam práticas e procedimentos ambientais e se essas empresas, distribuídas em trintae um ramos de atividades, possuem ou não certificação ISO 14001.A metodologia utilizada foi de pesquisa quantitativa, utilizando-se estatística descritiva. Basicamente, contou-se a frequência em que tais dados ocorreram.
Logo, a questão de pesquisa é: As empresas investigadas, por ramos de atividades, “adotam praticas ambientais” e “possuem certificação ISO 14001”?
O artigo foi organizado emcinco seções. Na primeira, destinada a introdução, descreveu-se os objetivos e a questão da pesquisa. Na seção dois, levantou-se o referencial teórico sobre sustentabilidade, marcos legais normativos e sobre a norma ISO 14001. Na terceira, foi tratada a metodologia. Na quarta e quinta, respectivamente, a análise dos resultados e as considerações finais e sugestões para outras pesquisas.


2.REVISÃO DE LITERATURA
A International Organization for Standardization - ISO é uma instituição, sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento e promoção de normas voluntárias de aceitação internacional. É composta por mais de 100 países membros, sendo que o representante brasileiro é a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A ISO Série 14000 “é um grupo de normas quefornece ferramentas e estabelece um padrão de Sistema de Gestão Ambiental. Estas normas abrangem, seis áreas bem definidas: Sistemas de Gestão Ambiental, Auditorias Ambientais, Avaliação de Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental, Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos e Análise do Ciclo de Vida do Produto”. (HODJA, 1997). Os padrões de qualidade surgiram para...
tracking img