Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES GAMMON
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CONTABILIDADE AMBIENTAL COMO META NAS ORGANIZAÇÕES

Autor: Antonio Carlos Belo Junior;
Rodrigo Carlos da Costa.








Artigo Ciêntifico apresentado como exigência parcial da diciplina Introdução à Contabilidade do curso de Administração de Empresas.


Paraguaçu Paulista – SP
11/2012
FACULDADES GAMMON
CURSODE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CONTABILIDADE AMBIENTAL COMO META NAS ORGANIZAÇÕES

Autor: Antonio Carlos Belo Junior;
Rodrigo Carlos da Costa.

Orientador: José Carlos de Castro

Artigo Ciêntifico apresentado como exigência parcial da diciplina Introdução à Contabilidade do curso de Administração de Empresas.

Paraguaçu Paulista – SP
11/2012
1 INTRODUÇÃO

Há uma consciência quaseque universal que os recursos naturais são limitados, e não podem mais ser desperdiçados, sob pena de comprometimento do equilíbrio ecológico de nosso planeta.
A contabilidade como ciência apresenta condições, por sua forma sistemática de registro e controle, de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações de entidadesque se utilizam da exploração do meio ambiente. Especificamente, tal conjunto de informações é denominado de “contabilidade ambiental”.
Contabilidade ambiental, portanto, é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente.
A preservação ambiental a algum tempo se tornou obrigação dasorganizações, fazendo com que se tornasse meta para elas, onde se objetivam a cada dia estarem mais dentro dos padrões de uma empresa respeitadora dos direitos ambientais, fatores que fazem que estas empresas, que seguem um modelo contábil voltado ao ambiente, se tornem mais requisitadas e consequentemente mais bem sucedidas que a outras.
Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuáriosinternos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.
Historicamente, a Contabilidade do Meio Ambiente passou a ter status de um novo ramo da ciência contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do "relatório financeiro e contábil sobre passivo e custos ambientais" pelo Grupo de trabalhointer-governamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de Contabilidade e relatórios (ISAR – United Nations Intergovernanmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting).
A contabilidade é uma enorme fonte de registro, interpretação e informação de dados empresariais e governamentais. Sua utilidade social é bem expressa pelo então presidente daFrança, Jacques Chirac, em seu discurso na sessão plenária de encerramento do XV Congresso Mundial de Contadores, em 1997:
"... A profissão contábil desempenha um papel fundamental na modernização e internacionalização de nossa economia. Isso porque vocês não se restringem a cuidar de contas. Vocês são conselheiros e, às vezes, confidentes das administrações de companhias, para que têm umimportante papel a desempenhar, especialmente em assuntos sociais e tributários. Vocês orientam pequenas e médias empresas e sua administração, simplificando as alternativas, que ainda são demasiado complexas. Vocês desempenham, portanto, um papel no desenvolvimento das possibilidades de emprego, o que merece um especial registro de reconhecimento...".

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A Evolução daContabilidade Ambiental.

Ao se depararem com problemas de gestão relativos ao meio ambiente, os gestores passaram a exigir da contabilidade informações financeiras que os ajudassem nesse trabalho e para os quais os contadores, de modo geral não se encontravam preparados.
Esse fato acentuou-se ainda mais na década de 90, principalmente depois da ECO-92 e também em decorrência do agravamento dos...
tracking img