Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 REFERÊNCIAL TEÓRICO 6
1.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE AMBIENTAL 6
1.2 ATIVOS AMBIENTAIS 6
1.3 PASSIVOS AMBIENTAIS 7
1.4 CUSTOS E DESPESAS AMBIENTAIS 7
1.5 RECEITAS AMBIENTAIS 8
1.6 LEGISLAÇÃO 8
1.6.1 Lei dos crimes ambientais 8
1.6.2 ISO 14000 e ISO 14001 9
1.7 ÓRGÃOS AMBIENTAIS 10
2 METODOLOGIA 12
3 ESTUDO DE CASO 13
3.1 DADOS DA EMPRESA 13
3.2 GESTÃO AMBIENTAL 13
3.2.1Programa Carbono Neutro 14
3.2.3 Gestão de resíduos sólidos 14
3.2.4 Consumo de água 16
3.2.5 Programa Amazônia 16
3.3 ATUAÇÕES DO IBAMA 17
3.4 VALORES INVESTIDOS 17
CONCLUSÃO 18
BIBLIOGRAFIA 20

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Quantidade Total de Resíduos por tipo e local de geração
Figura 2: Destinação de Resíduos
Figura 3: Projeto de Reciclagem
Figura 4: Consumo de Água nos principais sitesda Natura
Figura 5: Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada

INTRODUÇÃO
Com a aceleração da industrialização as empresa começaram a produzir mais e mais com isso a necessidade de recursos naturais começou a aumentar, e o que antes significava matéria-prima abundante e barata, hoje vê-se extinguindo. Surge então necessidade de conscientização universal de preservação para evitar adegradação do planeta.
A constante interferência do homem sobre os sistemas naturais causa seu consequente comprometimento, fazendo com que se discuta e se desenvolva cada vez mais ações que contemplem a questão ambiental, visando não comprometer tanto a qualidade de vida da atual população, bem como garantir a das próximas gerações. (CFC,2000)
Á medida que a sociedade vai se conscientizando danecessidade de preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar as empresas a buscar meios para desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional, o próprio mercado consumidor passa a selecionar os produtos consumidos em função da responsabilidade social das empresas que os produzem.
Diante disso, a contabilidade se torna uma ferramenta de mensuração e evidenciação dasresponsabilidades ambientais, sendo um meio de comunicação entre as empresas e a sociedade, mostrando numa visão mais ampla, mais social e humana os impactos que as transações econômicas da empresa acarretam ao meio em que estão inseridas.
Nesse contexto, o presente trabalho relatará alguns tópicos de Contabilidade Ambiental, entre os quais estão conceitos de ativos e passivos ambientais, receitase despesas ambientais, assim como aspectos da legislação ambiental, desenvolvendo em seguida, uma análise na empresa de cosméticos Natura S.A., identificando os principais projetos ambientais, avaliando os custos de implantação e os benefícios que os referidos projetos trouxeram para a empresa e para a sociedade.

1 REFERÊNCIAL TEÓRICO
1.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE AMBIENTAL
Asconsequências da exploração desordenada fizeram com que as organizações começassem a tomar consciência de que não devem se preocupar somente com a eficiência produtiva e sim com a sociedade no qual a empresa está inserida.
É importante que os resultados econômicos sejam comparados com os resultados sociais, é nesse contexto que se insere a contabilidade ambiental com a finalidade de registrar e mensurar osrecursos econômicos referentes ao meio ambiente. Zanluca (2012) define a contabilidade ambiental como [...] o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente.
Segundo Wernke (2000, p. 44)

[...]defender o meio ambiente deixou de ser apenas assunto de ecologistas e passou a ter grande influêncianas estratégias empresariais. Por isso, algumas empresas estão procurando mudar a filosofia de satisfação das necessidades do consumidor, visando à uma qualidade melhor de vida para a sociedade, tentando, para tanto, solucionar problemas ambientais.

A contabilidade ambiental esta introduzida dentro da estrutura empresarial como forma de mensurar o volume do seu patrimônio ambiental, de que...
tracking img