Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O mundo está em grande crescimento, absorvendo todas as demandas da população que,por sua vez, está revelando sinais de mudanças em sua estrutura, quais sejam: grau de urbanização, impondo novas necessidades de alimentação; estruturas etárias; participação da mulher no mercado de trabalho; mudança na estrutura familiar; dinâmica populacional; nível de renda correlacionado ao níveleducacional, em associação com três características básicas: conveniência, segurança alimentar e ambiental.
O mundo está em grande crescimento, absorvendo todas as demandas da população que, por sua vez, está revelando sinais de mudanças em sua estrutura, quais sejam: grau de urbanização, impondo novas necessidades de alimentação; estruturas etárias; participação da mulher no mercado de trabalho;mudança na estrutura familiar; dinâmica populacional; nível de renda correlacionado ao nível educacional.

O papel da contabilidade ambiental

Ações sobre o meio ambiente podem alterar o valor do patrimônio da empresa, logo, os efeitos destas ações deveriam receber tratamento contábil.
As atividades ambientais das empresas podem afetar seu patrimônio de forma positiva ou negativa. Comoexemplos são destaque os programas de redução de desperdício, reutilização e reciclagem de materiais, através dos quais é possível obter reduções nos custos de fabricação. Por outro lado, acidentes ambientais causados por má gestão de resíduos sólidos, efluentes líquidos ou falhas operacionais causaram grandes custos para empresas como Petrobrás e Cataguazes.
Além dos elevados custos decorrentes dasmultas e da obrigação de recuperar o dano causado, existe o custo associado à recuperação da imagem da organização que passa a ser vista como uma empresa de conduta ambiental irresponsável. Essa perda, por afetar um patrimônio intangível da empresa, é de difícil mensuração levando, certamente, a impactos negativos nos resultados.
Boa parte das variáveis que permitem uma análise da influência dasatividades ambientais em uma indústria são passíveis de mensuração e, portanto, podem ser contabilizadas e apresentadas a sociedade. A contabilidade pode, desta forma, servir de instrumento de apoio à decisão por parte dos gestores das organizações nos assuntos concernentes a avaliação da performance ambiental da empresa em termos econômicos. Essa abordagem da contabilidade, que no Brasil ainda épouco difundida, tem sido objeto de discussão nos meios acadêmicos e profissionais internacionais onde a preocupação com a evidenciação dos aspectos ambientais do patrimônio, principalmente os passivos ambientais e dos tipos de atividades ambientais, ganha destaque na medida em que os “stakeholders” avaliam a responsabilidade sócio-ambiental de uma empresa a partir da documentação de suas políticase atividades ambientais .
Stanwick e Stanwick demonstraram que empresas norte americanas mais preocupadas com a evidenciação de suas responsabilidade ambiental são, normalmente, aque las que apresentam os melhores resultados financeiros. Essa relação entre desempenho financeiro e responsabilidade ambiental ainda não está bem analisada no Brasil mas, acredita-se que esta relação seja válida umavez que empresas de desempenho inferior não possuem recursos financeiros para investimentos em ações ambientais.
A preocupação com a evidenciação de passivos ambientais justifica-se pelos efeitos negativos no resultado do exercício em que estas contingências forem cobradas pela sociedade através dos órgãos de controle ambiental. As pesadas penalidades impostas aos infratores das leis ambientaisnão limitam-se as multas abrangendo, simultaneamente, os custos de recuperação do dano ambiental causado pelas operações da empresa.
Uma pesquisa realizada em 1996 revelou que, nos 13 principais países
pesquisados, aproximadamente três em cada quatro companhias incluem informações ambientais em seus relatórios contábeis anuais Internacional Survey of. Environmental Reporting 1996 Holland e Foo,...
tracking img