Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EFICÁCIA DA CONTABILIDADE AMBIENTAL PARA OS MEIOS ECONÔMICO, FINANCEIRO E AMBIENTAL

1- Introdução
A questão ambiental tem atraído a atenção das pessoas, pela valorização da qualidade e pela percepção das conseqüências do descaso com o meio ambiente, em face de situações críticas que podem comprometer a sobrevivência da humanidade em longo prazo.
O papel do contabilista temvalor relevante tanto para o desenvolvimento político-econômico interno da entidade como para sobrevivência humana.
A mensuração do patrimônio das empresas envolvida com a área ambiental é de responsabilidade do contador. Portanto, a ética profissional como em todas as áreas, não deve também deixar de ser um diferencial para as aplicações de técnicas e pesquisas direcionadas ao estudoambiental, valorizando assim o desenvolvimento do contador.
A pesquisa justifica-se, além do exposto, pelo interesse dos autores no aprofundamento do tema proposto e sua importância para a coletividade.
O trabalho foi dividido em capítulos, a fim de mostrar o objetivo da contabilidade no meio ambiente na atualidade, sendo visto no capítulo 2 desta pesquisa.
O Certificado ISO 14000que reúne um conjunto de normas referente ao Sistema de Gestão Ambiental, foi mostrado no capítulo 3, a sua importância nos vários ramos da atividade humana.
O capítulo 4 explicitou as especificidades do Plano de Contas da Contabilidade Ambiental em seu ativo, onde apresenta um conjunto de bens relacionados às ações ambientais e em seu passivo, onde apresenta benefícios econômicos exigidoscomo pagamento.
A eficácia da contabilidade em um desenvolvimento sustentável no meio econômico, financeiro e ambiental foi apresentada no capítulo 5, para se ter um melhor esclarecimento da importância da Contabilidade Ambiental em nossa sociedade.

2- Desenvolvimento
Este trabalho demonstra as várias sugestões encontradas através de pesquisa bibliográfica e eletrônica para ofortalecimento da ciência e tecnologia, dirigindo-as para a busca de alternativas de uso racional dos recursos naturais mensuráveis pela Contabilidade Ambiental.
O papel da contabilidade sempre foi apresentar à sociedade civil a realidade e os acontecimentos financeiros de todo o mundo, sendo cada país com seu pensamento, mas com um só rumo: a realidade. A primeira divisão contábil foi oprincipio da entidade que descreve cada pessoa em sua ordem legal (físicas – jurídicas).
Mesmo assim houve a necessidade de cada profissional contábil especializar-se em uma área contábil direcionada à entidade trabalhada. Sendo assim a contabilidade ambiental é responsável pela comunicação entre a empresa e a sociedade, devendo em seus demonstrativos contábeis direcionar e avaliar as medidasadotadas e os resultados alcançados pela mesma no processo de preservação do meio ambiente. Evidenciar investimentos para minimizar possíveis agressões ao meio ambiente, apresentando em seus relatórios ativos e passivos ambientais, também é função da Contabilidade Ambiental.
Um primeiro passo rumo à integração da utilização das fontes abióticas (ar, água, terra, energia) e bióticas (flora,fauna) ao manejo econômico é determinar mais claramente o papel fundamental do meio ambiente como fonte de capital natural ao receptor de detritos do processo de subprodutos gerados durante a produção de capital pelo homem e por outras atividades humanas. Visto que o desenvolvimento sustentável tem dimensões econômicas, financeiras e ambientais, também é importante que os procedimentos nacionais decontabilidade não se restrinjam à quantificação da produção dos bens e serviço remunerados convencionalmente e qualificação do impacto ambiental resultante do processo de transformação da matéria em capital em significativo ou desnecessário.
É preciso desenvolver uma estrutura comum permitindo maior contribuição para todos os setores e atividades da sociedade, adotando um programa para o...
tracking img