Contabilidade agronegocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WILKINS MAX DE REZENDE















CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO




















Curvelo
2009

WILKINS MAX DE REZENDE

















CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO








Trabalho apresentado ao Curso de CiênciasContábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade do Agronegócio


Orientador: Prof. Daniel Ramos Nogueira













Curvelo
2009



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 03

2DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 04

3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 07

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 08





















1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, procurodemonstrar como deveria ser feito a contabilidade do agronegócio, analisando principalmente o resultado final de cada atividade explorada individualmente, e de posse desse conhecimento o empresário do agronegócio possa tomar suas decisões com maior grau de esclarecimento e conhecimento sobre as margens de lucros ou mesmo prejuízos.





























2DESENVOLVIMENTO

Para melhor dimensionar os assuntos abrangidos neste trabalho, ele está dividido em tópicos isolados sem influencia entre si.
O problema proposto é sobre a operacionalidade de uma empresa rural, embora seja constituída por uma única pessoa física denominado empresário rural, onde são desenvolvido diversos projetos, sejam eles de longa duração como de curta duração, representado pelasculturas permanentes e temporárias e atividade de pecuária de corte, diante desta diversidade de atividades dividimos em três partes:
I – Lavouras temporárias
II – Lavouras permanentes
III – Pecuária de corte

I – Lavouras Temporárias
Lavouras temporárias, como o próprio nome sugere, são lavouras de tempo limitado e determinado pelo plantio durante o ano civil, desde sua implantação ate acolheita. O tempo de duração de uma lavoura temporária, também denominada de cultura temporária, e determinado pelo prazo de duração da lavoura, planta uma cultura especifica em uma determinada época e após sua colheita o terreno volta a ficar livre para implantar qualquer outro tipo de lavoura .
Esta lavoura tem ciclo de duração diferente do ano civil, por isso denominamos como ano agrícola para finsde apuração do resultado final, como exemplo citamos lavouras de milho, soja, arroz, feijão, trigo, etc. , devido esta situação, geralmente na grande maioria destas lavouras inicia-se em um ano civil e termina no próximo ano, exceto as lavouras temporárias que utilizam a tecnologia de irrigação artificial, onde se pode conseguir mais de duas lavouras em período de um mesmo ano civil.
Os custosdecorrentes destas lavouras, salários e encargos de Mao de obra, horas de trator de pneu trabalhadas, insumos como sementes, adubos e fertilizantes, defensivos agrícolas, herbicidas, horas trabalhadas de irrigação artificial, horas de colheitadeira trabalhadas, transporte de pessoal, honorários de engenheiro agrônomo e técnicos agrícolas, caso sejam implantadas diversas lavouras no mesmo período,deve ser rigorosamente rateadas entre as diversas lavouras ora implantadas.
Quando se fala em horas trabalhadas de maquinas, se for de terceiros temos um valor representado por uma nota fiscal de cobrança pelos serviços executados em determinado numero de horas, caso sejam maquinas próprias, estas horas trabalhadas por estas maquinas são rateadas, incluindo no rateio todo o custo e despesas...
tracking img