Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FOLHA DE PAGAMENTO 1. Introdução A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária. A empresa é obrigada a preparar a folha depagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os empregados a seu serviço. Para sua elaboração não existe modelo oficial, ou seja, podem ser adotados critérios que melhor atendam asnecessidades de cada empresa. Uma folha de pagamento, por mais simples que seja, apresenta pelo menos os seguintes elementos: Discriminação do nome dos empregados (segurados), indicando cargo, função ou serviçoprestado; Valor bruto dos salários; Valor da contribuição de Previdência, descontado dos salários; Valor liquido que os empregados receberão. Da folha de pagamento origina-se o recibo de pagamento,que indica os dados que constaram da folha relativamente a cada um dos empregados e a estes é entregue. 2. Cálculo de Folha de pagamento 2.1– Valor bruto dos salários É o valor, considerado, para aempresa como despesa total de salários, além dos salários é também despesa para a empresa a contribuição de Previdência parte empresa e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) 2.2– PrevidênciaSocial - INSS De acordo com a legislação atual, todo empregado assalariado, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), está obrigado a contribuir com a Previdência Social. Essa contribuição édescontada do empregado em folha de pagamento, ela varia de acordo com a faixa salarial de cada empregado e, é calculada mediante aplicação de um percentual sobre o salário de contribuição1. Atualmente,o calculo é feito com base na seguinte tabela :

1

Salário contribuição é um valor fixado pela Previdência que serve de base para o calculo das contribuições previdenciárias.

Prof. Shoji

1 Tabela de Contribuição da Previdência Social Salário de Contribuição Alíquota para fins de R$ Recolhimento ao INSS (%) Até 429,00 7,65 De 429,01 até 540,00 8,65 De 540,01 até 715,00 9,00 De...
tracking img