Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia Científica

Ao estudar metodologia, o primeiro impacto que se tem é que o assunto é algo enfadonho, cheio de regras difíceis de serem seguidas. Porém, ao nos apropriarmos desse conhecimento, percebemos como algo prazeroso e facilitador do entendimento de todo processo que necessitamos para termos uma atitude investigativa.
Conceituação: Entende-se METODOLOGIA como oestudo do método para buscar determinado conhecimento. Demo diz que Metodologia “é uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos”.
Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de Métodos Científicos e, por isso, surge o seguinte questionamento. O que é método? Pela etimologia da palavra, origina-se do grego Meta,que significa “na direção de”, e hodo, que se refere a caminho.
Conceitos: No aspecto etimológico, o termo CIÊNCIA vem do latim SCIENTIA, que provem de SCIRE, que significa “aprender” ou “conhecer”.
Para Trujillo (1982), Ciência “é uma forma especial de conhecimento da realidade. A Ciência é um conhecimento racional, portanto reflexivo, sustentado numa lógica racional”.
ParaAnder-Egg (Apud LAKATOS, 1983), que diz: “A Ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”.
Desejando sintetizar o Conceito de Ciência, podemos citar, novamente, Trujillo (1982), que diz: “A Ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais,dirigido ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido a verificação”.
Classificação: Pela diversidade de fenômenos e pela necessidade do homem de tentar explicá-lo, surgiram vários ramos do conhecimento e ciências especificas.
Para Augusto Comte, as Ciências, de acordo com a ordem crescente de complexidade, apresentam-se em: Matemática, Astronomia, Física,Química, Biologia, sociologia e Moral.
Conhecimento: Ao tentarmos definir Conhecimento, poderemos recorrer a diversos autores, em que todos têm em comum que Conhecer é desvendar, desbravar, apreensão de um objeto pelo sujeito, e quem conhece acaba por apropiar-se do objeto que conheceu. Ou seja, transforma em conceito esse objeto, reconstitui-o em sua mente.
Entende-se por Conceito a formamais simples do pensamento e através dele fazemos representações mentais das coisas ou episódios que conhecemos. Quando, por exemplo, alguém diz o que entende por Contabilidade e por Ciência, esta formulando em sua mente um juízo, portanto, e uma relação entre conceitos.
Não é só o saber que o indivíduo deve obter na Ciência.
Ao abordar o valor do Conhecimento, Galliano (1986) afirmaque o mesmo leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo, a penetrar nela. O Conhecimento liberta: permite que atuemos para modificar as circunstâncias em nosso beneficio.
Conhecimento Popular: È o conhecimento que as pessoas adquirem na vida cotidiana, por acaso, baseado, apenas, na experiência vivida ou transmitida por alguém.
O que se tem percebidos em muitasdescobertas científicas é sua gênese acontecer das preocupações práticas da vida cotidiana. Como por exemplo, podemos citar os estudos para melhor identificar os custos dos produtos a serem vendidos pelas empresas, o que antes era realizado muito por sentimento e o que a necessidade do dia-a-dia obrigou a uma sistematização.
Pode-se afirmar que o conhecimento popular é valorativo, porque na ralaçãoentre o sujeito e o objeto, o sujeito só é sujeito para um objeto e vice-versa; assim, o sujeito não se comporta passivamente, mas ativamente interfere na imagem do objeto, os valores do sujeito impregnam no objeto conhecido.
Conhecimento Filosófico: Ocorre nas trocas de idéias. No século XIX, houve um afastamento entre o conhecimento filosófico e o científico, que hoje tem percebido uma...
tracking img