Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO OS ANIMAIS DORMEM?

Dormindo — é assim que passamos cerca de uma terça de nossa vida. Isso de modo algum é perda de tempo, pois o sono parece atender a várias necessidades fisiológicas epsicológicas importantes.
Não é de admirar que o sono também seja muito importante para os animais. De fato, o jeito de dormir de muitos deles é fascinante, às vezes engraçado e, em muitos casos,incomum. Vejamos alguns exemplos.

Os campeões do sono

Quem já viu um leão dormindo com a barriga para cima, as patas para o alto, sob o quente sol africano do meio-dia poderia muito bem concluir queesse felino feroz é tão inofensivo quanto um gato doméstico. Mas as aparências enganam. Thomas Campion, escritor do século 17, escreveu: “Quem ousa um leão adormecido provocar?” De fato, mesmo opoderoso leão precisa dormir (umas 20 horas por dia) para poder manter seu modo de vida predatório.
Considere também o tuatara, um lagarto letárgico da Nova Zelândia. Ele passa cerca da metade do ano numestado de hibernação leve. Ora, o tuatara é tão lerdo que pega no sono até quando está mastigando a comida! Mas, pelo jeito, dormir tanto assim lhe faz bem, porque os cientistas calculam que algunstuataras vivem uns 100 anos.
Como o personagem fictício Rip Van Winkle, que dormiu por 20 anos, outras criaturas também dorme por longos períodos. É assim que muitas delas sobrevivem aos invernosrigorosos. O animal prepara-se para hibernar acumulando grandes reservas de gordura que o manterão nutrido durante seus longos sono. Mas o que impede que o animal adormecido morra congelado? Como explica olivro Inside the Animal World (Por Dentro do Mundo Animal), o cérebro desencadeia mudanças químicas no sangue do animal, criando um tipo de anticongelante natural. À medida que a temperatura do corpodo animal baixa até um pouco acima do ponto de congelamento, a pulsação diminui para uma fração do normal e a respiração também fica mais lenta. Segue-se um sono profundo, que podem durar muitas...
tracking img