Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas e respostas sobre Teoria Contábil - FAQ

1.  Definição de Contabilidade: 
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
2.  Quais são asprincipais funções da contabilidade? 
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;

Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;

Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;

     Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados. As quantias aserem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas. 
     3.  O que é teoria da contabilidade?
    A teoria da contabilidade pode ser definida como conjunto coerente de princípios hipotéticos, conceituais e pragmáticos que formam um quadro geral de referencia para a investigação da natureza da contabilidade.   
    4.  Quais são os objetivos da teoria da contabilidade?
Tem porobjetivo oferecer uma compreensão melhor das praticas existentes a contadores, investidores, administradores e estudantes. Oferecer também referencial conceitual para avaliações de praticas contábeis existentes e orientar o desenvolvimento de novas praticas e novos procedimentos.
    5.  É importante haver uma definição de teoria da contabilidade? Por quê?
Por que a teoria é que dá aos fatosvalor e sentido, lança luz sobre fenômenos que ninguém observou, força o exame de muitos ângulos, e dá impulso as pesquisas mais amplas e produtivas.
    6.  Classificação da teoria da contabilidade
A própria teoria da contabilidade pode ser classificada de diversas maneiras: segundo seu nível (sintático, semântico, pragmático); de acordo com o tipo de raciocino (dedutivo ou indutivo); ou conformesua atitude (normativa ou positiva).
    7.  Definição de teoria Patrimonialista:
Esta teoria entende que o patrimônio é o objeto a ser administrado; desta forma, esta teoria separa as contas que representam a situação estática (patrimônio ou A = PE + PL) das contas que representam a dinâmica da situação (receitas e despesas):

    8.  O que são Princípios Contábeis?
Princípios contábeis –(do latim principiu) representam a essência dos fatores originários e consuetudinários da ciência social contabilidade, que descreve a contabilidade como ela é. Portanto as verdades reais estribadas no conhecimento da ciência contábil e não na política contábil, motivo pelo qual os princípios contábeis têm validade ampla e supremacia sobre princípios fundamentais de contabilidade que são uma verdaderelativa. Os princípios são também a padronização das técnicas contábeis adotadas pela maioria dos profissionais, com o intuito de normalizar os lançamentos e relatórios, para um melhor controle do patrimônio da entidade.

     9.   Quais são alguns exemplos de princípios?
Princípio da Competência:
É o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio,para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.
Princípio da Continuidade:
 Afirma que o patrimônio da Entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende das condições em que provavelmente se desenvolverão as operações da Entidade. A suspensão das suas atividades pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos, com a perda, até mesmo integral, de seu...
tracking img