Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MBA GESTÃO EMPRESARIAL EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
FGV IN COMPANY

PROJETO DE PESQUISA

PLANO DE NÉGÓCIOS – CENTRALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE NO SICOOB CENTRAL MT/MS

Cuiabá, 2009
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MBA GESTÃO EMPRESARIAL EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
FGV IN COMPANY

PROJETO DE PESQUISA

PLANO DE NÉGÓCIOS – CENTRALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE NO SICOOB CENTRALMT/MS

Projeto de TCC apresentado na disciplina Metodologia de Pesquisa do Curso MBA Gestão Empresarial em Cooperativas da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, para obtenção da nota parcial para obtenção do título de especialista.

Alunos: Gabriel Vilener
Orientador: Prof. Esp.

Cuiabá, 2010
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3
3 OBJETIVOS 4
3.1 Geral 43.2 Específicos 4
4 JUSTIFICATIVA 4
5 O PROBLEMA DE PESQUISA 5
6 HIPÓTESES 6
7 RELEVÂNCIA DO ESTUDO 6
8 METODOLOGIA 7
8.1 Tratamento dos Dados 7
8.2 Tipo de Pesquisa 7
8.3 Universo e Amostra 7
9 CRONOGRAMA 8
10 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1 INTRODUÇÃO

O mercado financeiro torna-se, a cada dia, mais dinâmico e competitivo, os órgãos reguladores de instituiçõesfinanceiras e equiparadas vêm exigindo constantes melhorias em processos, tanto internos quanto externos. Fato este que leva as instituições a cumprirem todas as exigências que são emanadas pelas autarquias competentes.
Destaca-se que as cooperativas de crédito têm estrutura organizacional enxuta, o que muitas vezes a coloca em situação desfavorável em relação às instituições financeiras no quetange à competitividade e adaptação aos normativos.
Atualmente as cooperativas de crédito filiadas ao Sicoob Central MT/MS estão voltadas para trabalhos operacionais/administrativos das “áreas meio”, ou seja, a grande força tarefa está em controle e não em negócios que é, ou pelo menos deveria ser, o principal foco da cooperativa.
Sendo assim, surge a necessidade de elaborar e avaliarestudos sobre o que fazer para que cooperativas de crédito possam fortalecer a sua “área fim”, ou seja, a cooperativa voltada para o seu negócio.
O Sicoob Central MT/MS no planejamento estratégico realizado em agosto 2009, decidiu pela inserção de projeto – Centralização da Contabilidade – que tem por objetivo centralizar a contabilidade das cooperativas filiadas ao Sicoob Central MT/MS.Face ao exposto serão elaborados estudos através de um plano de negócios com a intenção de fornecer subsídios para que o Conselho de Administração do Sicoob Central MT/MS possa decidir sobre a viabilidade e impacto da implantação da centralização da contabilidade das Cooperativas Filiadas.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

As informações a serem utilizadas para estudos e desenvolvimento doplano de negócios sobre a centralização da contabilidade no Sicoob Central MT/MS são pertinentes ao Sistema Sicoob MT/MS.

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

Desenvolver estudos quanto à importância do plano de negócios, sua forma e objetivos, abrangência e funcionalidade, bem como seus benefícios como ferramenta de tomada de decisão.
Seguindo os conceitos de desenvolvimento de plano denegócios, será apresentado um plano de negócios para centralização da contabilidade das cooperativas filiadas ao Sicoob Central MT/MS.

3.2 Específicos

a) Aperfeiçoar o conhecimento quanto à construção de um plano de negócios, identificando: forma técnica de desenvolvimento, benefícios, além da importância para tomada de decisão;
b) Levantamento de pontos fortes e pontos fracos quanto àcentralização da contabilidade;
c) Levantamento e análise dos custos atuais com a contabilidade em cada cooperativa;
d) Levantamento e análise dos custos projetados para a centralização da contabilidade, inclusive comparando a situação atual com a projetada.
e) Demonstração para o Conselho de Administração sobre a viabilidade do plano de negócios, com vistas a tomada de decisão.

4...
tracking img