Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Marcella Morghana Ferreira Amorim

PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL

Caruaru
2012
Marcella Morghana Ferreira Amorim

PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Cenários Econômicos.

Orientadora.Prof°. Liciana Aparecida.

Caruaru
2012

INTRODUÇÃO.

Este ensaio tem como finalidade responde suas perspectivas, mediante o desenvolvimento de uma pesquisa que investiga a importância da Contabilidade para as empresas de pequeno porte, gerando assim uma melhor compreensão sobre todos os assuntos abordados dentro da contabilidade mostrando a necessidade de se ter acesso a informações úteisque possibilitem ao gestor administrar seu negócio de maneira eficiente.

DESENVOLVIMENTO.
Aplicação Financeira: 
A mesma é desenvolvida através da compra de um ativo financeiro, na expectativa de que, no tempo, produza um retorno financeiro, ou seja, espera-se não só obter o capital investido, como também um excedente, a título de juros ou dividendos. Este sistema tem como finalidade geraganhos extras junto a sua economia financeira. As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:
No ativo circulante: aonde o mesmo vem contabilizar a aplicação, e todo seulançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.
Avaliação de Estoques:
O Sistema de Inventário Periódico consiste em um sistema simplificado de apuração do Custo de fabricação, pois não exige a prática de controles minuciosos, nem a utilização de pessoal especializado. É chamado de periódico, porque oinventário da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o Custo de Fabricação e também o Custo dos Produtos Vendidos, só sendo realizado no final de um período.

SISTEMA DE INVENTÁRIO PERMANENTE.

Este sistema de inventário permanente, tem como finalidade mantém um controle contínuo sobre as entradas e saídas de mercadorias (em quantidades evalores), de forma que a qualquer momento pode dispor da posição atualizada dos estoques e do custo das mercadorias vendidas.

Avaliação de Ativos.

Para a avaliação ativa há necessidade de dois fatores importantes: os itens monetários e os não monetários, pois estes irão se complementar as Objetividades, Confiabilidade, Oportunidade, Precisão, Exatidão, Acurácia, Custo Histórico, Vantagens,Desvantagens, Custo Histórico Corrigido, Custos Correntes de Reposição, Custo Corrente de Reposição Corrigido Valores de Saída, Preços correntes de venda, Equivalentes correntes de Caixa, Valores de Liquidação.
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O mesmo pode ser reconhecido através do Patrimônio como objeto da Contabilidade, com a finalidade da necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular nouniverso dos patrimônios já existentes, gerando assim uma determinação do mesmo sem fins lucrativos. O Princípio da Entidade é um Princípio Fundamental de Contabilidade que vem expressar a afirmação de uma verdade tão óbvia e intuitiva, em alguns países não é expressamente reconhecido como princípio contábil, gerando assim a Resolução CFC nº 750/93, nos seguintes termos:
"Art. 4º - O Princípio daEntidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio...
tracking img