Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ESCOLA NORTE-AMERICANA: Um breve comentário
Ao longo dos tempos a Contabilidade passou por diversas fases e muitas foram as correntes doutrinarias que deram sua contribuição para a evolução contábil. Mas foi com o declínio da Escola Européia que ganhou força uma das escolas que mais contribuíram para o avanço das teorias contábeis: a Escola Norte-Americana que ganhou status a partir de1920.
A Escola Norte-Americana teve a origem de suas construções teóricas nas entidades de profissionais contábeis. Início caracterizado pelo aspecto prático para problemas econômicos-administrativos. Havia uma total integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade, o que não ocorreu com as escolas européias, onde as universidades foram decrescendo em nível e em importância.Dessa forma, ela foi de extrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis.
2. ASPECTOS GERAIS DA ESCOLA NORTE - AMERICANA
Nas escolas americanas floresciam as teorias e práticas contábeis, enquanto que nas escolas européias se declinavam, com isto favorecia não apenas o apoio de uma ampla estrutura econômica e política, mas também a pesquisa e o trabalho sériodos órgãos associativos.
A metodologia da escola americana era de uma visão dos Relatórios contábeis e, em seguida, o estudo dos lançamentos contábeis que originaram aqueles relatórios, a justificativa para essa metodologia é muito simples: a evolução histórica da Contabilidade. A princípio, a Contabilidade existia em forma de inventários periódicos (Relatórios Contábeis ), em que se avaliava ariqueza, em determinado momento, bem como a variação dessa riqueza, na comparação do inventário, em momentos distintos.
A criação de grandes empresas, como multinacionais ou transnacionais, por exemplo, que requerem grandes capitais, de muitos acionistas, foi à causa primeira do estabelecimento das teorias e práticas contábeis, que permitissem correta interpretação das informações, por qualqueracionista ou outro interessado, em qualquer parte do mundo.
No início do século atual, surgiram as gigantescas corporations, aliado ao formidável desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinário ritmo de desenvolvimento que os Estados Unidos da América experimentou e ainda experimenta, constituindo um campo fértil para o avanço das teorias e práticas contábeis.
No Brasil, por muitotempo o conceito de débito e crédito foi dado aos estudantes de Contabilidade de maneira complexa, de tal forma que muitos contadores deixavam a faculdade sem saber debitar e creditar.
A tentativa de conceituar débito e crédito encontrava séria resistência no iniciante em Contabilidade, pois era levado a pensar que débito significava coisa desfavorável e crédito significava coisa favorável. Masisso começou a mudar com o novo método da Escola Americana.
3. O NOVO MÉTODO
Com o advento da escola americana contábil no Brasil, basicamente introduzida pelo livro Contabilidade introdutória por uma equipe de professores da FEA/USP, houve uma notável simplificação para o estudante de Contabilidade, uma vez que aquela escola dispõe que tais denominações (débito e crédito), hoje em dia, sãosimplesmente convenções contábeis.
4. CONVENÇÕES CONTABÉIS: Débito e Crédito
Em vez de chamarmos lado esquerdo do Razonete, denominados débito, portanto débito é como chamamos o lado esquerdo de uma conta. E crédito é como chamamos o lado direito de uma conta
Dessa forma, sempre que o Débito for maior que o Crédito teremos saldo devedor: Débito > Crédito = Saldo Devedor. E se o Crédito for maiorque o Débito teremos "saldo credor ". Crédito > Débito = Saldo Credor.
5. A METODOLOGIA AMERICANA
A Escola América tem uma diretriz básica onde parte da visão dos Relatórios Contábeis e em seguida, estuda os lançamentos contábeis que originaram aqueles relatórios. A justificativa para isto é muito simples: a evolução histórica da Contabilidade. A princípio a Contabilidade existia em forma de...
tracking img