Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito

Para os autores Francisco D’Auria e Hendriksen a contabilidade tem sentidos diferentes

Segundo D’Auria “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.
Segundo Hendriksen “contabilidade é processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tantopela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

A contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis para as tomadas de decisões, através de técnicas, normas e princípios assim mantendo o controle do patrimônio de uma entidade e assim fica claro que o patrimônio é o ator principal dessa ciência.

Objeto

De uma forma bemresumida afirma se que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades, registrando atos e fatos financeiros dessa entidade.


Objetivo

Seu objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio, fornecendo informações aos usuários sobre a formação do resultado do Patrimônio da Entidade, sendo, as mutações quantitativas-qualitativas são as que alteram o valordo Patrimônio Líquido, para mais ou menos conhecidas como receitas e despesas. Também é bom ressaltar que, na realização do objetivo central da Contabilidade, nos deparamos muitas vezes, com situações nas quais os aspectos jurídico-formais das transações ainda não estão completa ou suficientemente claro, e cabe ao profissionais contábeis essa responsabilidade e para atingir esses objetivos dacontabilidade os profissionais devem ser habilitados e vinculados para assim regulamentar a profissão e tendo como responsabilidade a fiscalização do exercício da profissão.


Escrituração Contábil


Segue se que é registrar todas as movimentações ocorridas dentro de uma empresa observando os princípios e normas contábeis de acordo com o método das partidas dobradas, planode Contas e outras mais, e tudo isso sendo registrados nos Livros Razão e Diário.

• Livro Razão: é um livro obrigatório e indispensável em qualquer empresa, é realizado em contas individualizadas assim como um controle por conta sendo representada pela Razonete uma representação gráfica em forma de T bastante utilizada pelos contadores é um instrumento didático para assim desenvolver oraciocínio contábil.

• Livro Diário: é um livro obrigatório todas as empresas devem fazer os lançamentos, devem encadernar e registrar em órgãos competentes sendo elas Juntas Comerciais e Cartórios, são feitor em ordem cronológica sendo observados dia, mês e ano e assim os registros devem ser numerados.



Gestão empresarial


Seu conceito é de planejar, organizar,controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização para assim alcançar seus objetivos. A gestão empresarial é uma capacidade de dirigir uma empresa, por meios que valorizam e recuperam todas as formas de ganhos capital, humano e financeiro de modo a gerar lucros. Esses processos deve ser visto sempre como um processo evolutivo de trabalho e não somente como um projeto com inicio,meio e fim. Se não for conduzida com esta visão, a tendência de se tornar um modismo dentro da empresa logo pode ser esquecida ao sinal de um primeiro tropeço. Muitos esforços e investimentos têm sido gastos sem o retorno esperado. Tudo isto leva-nos a questionar o que será necessário, isto é, tentar mudar o conceito de desenvolvimento e para isso será necessário novas atitudes e comportamentos, a“eco eficiência”. É imperativo saber adaptar-se às novas mudanças, aprender a movimentar uma empresa onde se fundem a lucratividade e seus benefícios sociais. As constantes perdas de lucros têm tendência a aumentar ao longo dos anos, temos que pensar que temos que acordar para essa temática e tomar uma atitude firme e real. Tendo em conta que o lucro é uma pré-condição para objetivar as outras...
tracking img