Contágio mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contágio Mental
A Rede Mundial de Comunicação, ou Internet, não pode ser a porta que induz crianças e jovens aos perigos do mundo virtual.
Prezado leitor do jornal: você, o senhor ou senhora, já ouviu falar em contágio mental?
Quero partilhar consigo uma reflexão sobre o assunto:
A palavra contágio significa: transmissão de uma doença ou estado de espírito, por contato mediato ou imediato,podendo ser à distância ou próximo.
Transpondo essa definição ao convívio social, vejamos o que acontece:
No aspecto físico, ser contagiado é contrair uma infecção, geralmente de origem virótica.
Mas também existe a situação subjetiva, quando o contágio atinge a mente, o pensamento das pessoas, tanto para estimular positivamente como para minar o ânimo e a esperança.
Depois que os meios decomunicação passaram a ser mais difundidos e apreciados pelo ser humano, muitos benefícios foram alcançados, mas também muita angústia e sofrimento.
O prezado leitor naturalmente já experimentou a sensação de alegria, ao presenciar acontecimentos agradáveis. Assim como deve ter sentido tristeza ao tomar conhecimento de algo lamentável.
Essa exposição de sentimentos à que estamos sujeitos é que sedenomina como contágio mental.
E para não sermos presas fáceis, principalmente da tristeza, é que precisamos aprender a lidar com o assunto de forma sábia e edificante. Nesse ponto é que valorizamos os ensinos que recebemos das pessoas mais entendida do assunto, pois Eles, em nome de Jesus e do Pai, nos ajudam a dominar as ações mediante a prática da disciplina.
Essa disciplina não tem carátercoibitivo, como muitos pensam. Ao contrário: ter uma vida moral e espiritual bem orientada é sim, trilhar o caminho da verdadeira liberdade.
Enquanto inúmeras pessoas se rendem aos apelos do contágio mental negativo, temos que lugar para que as outras pessoas permitem ser contagiados com entusiasmo e prazer na prática do bem, mesmo sabendo que o mau é um obstáculo resistente que está sempre servindode pedra de tropeço aos legítimos filhos de Deus.
Note bem o perigo disfarçado que existe nos meios de comunicação, especialmente os visuais: o poder negativo transmitido é imperceptível ao leigo em doutrina, e as consequências são funestas e degenerativas, não só corrompendo os bons costumes como colocando o ser humano numa condição de extrema pobreza espiritual, quando perde a noção do certo edo errado e passa a ser um mero imitador daquilo que vê e ouve, sendo manipulado para um lado e outro, sem direção definida.
Isto acontece quando as pessoas associam fatos, notícias e acontecimentos diversos, de forma negativa, como se estivessem elas próprias diretamente envolvidas com aquilo que veem e ouvem.
Por isso os jovens ou adultos e até as crianças precisam saber usar os meios decomunicação de forma consciente, como é o caso da Internet.
O computador é uma ótima ferramenta tanto para comunicação como para uso doméstico, no trabalho e como lazer.
Mas é preciso vigiar o uso para não se tornar um vício pernicioso como acontece com jogos diversos, tidos como distração mas que prendem as pessoas de uma forma que esquecem até de comer ou comem de mais, sem perceber que estãosendo vítimas de uma máquina apenas.
Em alguns países, autoridades em saúde pública estão preocupadas com as crianças que não saem da frente do computador.
Ficam horas e horas jogando, brincando, visitando sites perigosos que induzem à depravação do sexo ou conhecendo pessoas à distância, via correio eletrônico, ou programas de conversação on line...
É um risco muito grande para essas crianças setornarem presas fáceis de elementos mau intencionados que passam a manipular a mente dos pequeninos e jovens, levando-os à prática de atos contra o pudor, a honra e o bem. Isso quando não induzem ao uso das drogas e do crime para conseguirem dinheiro fácil....
Esse alerta vale para os pais e os adultos responsáveis para que vigiem os menores preservando a qualidade moral e espiritual das...
tracking img