Contábilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA CONTABILIDADE

PROFESSORA: NIVIA MARIA BARROS VIEIRA SANTOS

A MOTIVAÇÃO PARA O BEM ESTAR DA EMPRESA

EQUIPE:

ARQUIMEDESRODRIGUES F. DA SILVA

EDSON JOÃO DA COSTA

JOSÉ PAULO DIAS DE CARVALHO

KARLA ARRAIS

MARIA JANIELLY DIASDE LIMA

PÂMELLA PRICILA SOUSA DE SENE

Picos PI, 28 de outubro de 2009

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A MOTIVAÇÃO PARA O BEM ESTAR DA EMPRESA

A motivação, considerada como um processamento que se dá no interior das pessoas, tem sua principal característica ser um potencial de forçacuja origem é intrínseca.

(Cecília Whitaker Bergamini)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

2.1 Contexto da pesquisa

2.2 Instrumento de coleta de dados

2.3 Picos: contextualização

2.4 Análise e discussão dos resultados

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXO

1-INTRODUÇÃO

Motivação é a forçaintrínseca que impulsiona o individuo a agir em busca do objetivos que deseja. Ela é de grande importância, principalmente nas empresas, no âmbito profissional, onde o individuo motivado procura desenvolver suas habilidade profissionais desempenhando da melhor forma a sua tarefa para a concretização de seu objetivo beneficiando a todos.

França acredita que quanto mais motivada, maioratenção, esforço dedicadas pela pessoa em direção à realização da tarefa (2006, p.33). A motivação está relacionadas as necessidades do ser humano que o motiva na direção do seu objetivo, que quando alcançados geram a satisfação pessoal.

Infelizmente nem todos conseguem alcançar a realização desses ideais, por diversas causas que muitas vezes são desconhecidas. Bergamini, afirma que muitasevidencias mostraram que não é suficiente considerar apenas o homem em si para se concluir a respeito daquilo que o motiva (2008,p.08). O meio cultural, o ambiente em que vivemos interfere de forma significativa na motivação pessoal, na forma como as pessoas agem, na maneira de compreender e interpretar sobre ângulos diferentes a mesma situação apresentada.

2. MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

2.1Contexto da pesquisa

A pesquisa foi realizada na cidade de Picos - PI com os funcionários de uma empresa no ramo do comércio atacadista.

2.2 Instrumento da coleta de dados

A coleta de dados foi feita através de questionário com 12 questões de múltipla escolha, que foram submetidos a 31funcionários de sexo masculino e feminino, sendo que 3 são mulheres e 28 são homens.

2.3Picos: contextualização

Situa-se na região centro-sul do Piauí. É a cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Essa característica aliada a seu posicionamento geográfico lhe conferem a condição de pólo comercial efervescente no Piauí (especialmente de combustíveis e mel). É cortada pela BR-316 ou Rodovia Transamazônica, BR 407, BR-230 e fica muito próxima a BR-020. É uma das maioresprodutoras de mel do país. Cidade jovem, tem como principal característica social a mistura étnica pois sua população é formada por indivíduos das mais diversas partes do país.

Faz limite com os Municípios de: Aroeiras do Itaim, Bocaina, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Ipiranga do Piauí, Paquetá, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, São João da...
tracking img