Consumo e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estamos em pleno século XXI, convivendo com diversos fatores com os quais nossos pais, nossos avós, jamais imaginariam um dia existir. A tecnologia é algo necessário e comum a todos nós que simplesmente nos habituamos à comodidade e à praticidade trazidas por ela. Por exemplo, na juventude de nossos avós, moderno era ter uma televisão, telefone em casa, um carro para a família, para os nossospais um telefone celular, um som no carro. Atualmente a diferença é muito grande, crianças têm aparelhos celulares de última geração que permitem ver televisão, ouvir músicas, além de diversas coisas, IPhone, IPod, computadores que são super máquinas, enfim, as mudanças foram bem consideráveis, isso no Brasil, um país em desenvolvimento, onde há pessoas que vivem em péssimas condições, bem próximas àmiséria, e, ao mesmo tempo, pessoas extremamente consumistas, com grande poder aquisitivo.Como conseqüência do desenvolvimento, as industrias em geral cresceram, as pessoas passaram a vir morar em centros urbanos em busca de melhores condições de vida, eis que surge a urbanização.O objetivo da maioria das pessoas é viver bem, possuir capital suficiente para ter uma posição notável e honrosaperante a sociedade.
A economia passa a ganhar importância e movimentar o país, então surgem mais indústrias que produzem incessantemente e a utilização dos recursos naturais é usada como se fosse bem inesgotável. Assim, se tornando mais freqüentes as tragédias naturais como terremotos, furacões, tsunamis, enchentes, e o homem que é responsável por tais modificações, sofre as conseqüências de seusatos.
Em um município apenas, podemos encontrar diversos impactos. Os mais comuns são as queimadas, o desmatamento e o assoreamento de corpos d’água. Analisando a cidade de São Paulo, uma grande metrópole, destacando a urbanização, obtêm-se como conseqüência desse crescimento populacional, impactos ambientais. Dente os mais graves está a geração excessiva de lixo, lixo este, que nem sempre édestinado corretamente. Não há garantia que serão incinerados lixos hospitalares; lixos que devem ser reciclados não recebem coleta seletiva; o lixo orgânico não é utilizado para adubagem e assim por diante. Na maioria das vezes os lixos têm como destino final, os famosos lixões a céu aberto, onde pessoas, incluindo crianças, sem nenhum tipo de proteção ou cuidado buscam encontrar algo que sejaaproveitado e muitas vezes sobrevivem de restos encontrados. Todo o chorume contamina os lençóis freáticos e toda aquela região torna-se inabitável e dificilmente será recuperada.
Outro fator de grande impacto é o desenvolvimento de indústrias. As substâncias e os resíduos (tóxicos) são lançados incorretamente no solo, ar e água, sem nenhum tipo de controle e de utilização dos mecanismos de produçãolimpa. Os veículos automotores como carros e motos são encontrados nas ruas de maneira exageradamente intensa, as facilidades para se obter um veículo estão cada vez maiores, no entanto o planeta que paga o preço e, por conseqüência, nós mesmos. Há também falta de planejamento de obras, já que as ruas são praticamente todas asfaltadas, dificultando o escoamento da água, o saneamento básico econcomitantemente admitindo residências em locais impróprios.
Percebemos então, que ocorrem facilmente inúmeras irregularidades em um município, que poderiam ser evitadas, irregularidades estas, vindas da própria população, pela falta de consciência e também advindas dos governantes que não tomam as devidas atitudes, como fiscalização e penalidades severas. A falta de coleta em algumas regiões, a ausênciade aterros e saneamento básico, não depende apenas da população e, principalmente, não exime o Estado de uma de suas responsabilidades constitucionais. Porém, ao compararmos o Brasil com o país mais consumista do mundo, os Estados Unidos verificarão diversos fatores que os diferenciem, em relação ao consumo de recursos naturais, por exemplo, percebemos uma grande variação. Como os Estados...
tracking img