Consumo e demanda e fator de potencia de energia elétrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumo e demanda de energia elétrica

O faturamento da energia elétrica apresenta peculiaridades de acordo com o horário, o período do ano e também o grupo consumidor. Conhecendo esses elementos, torna-se possível adequá-los à rotina da indústria e obter melhores resultados financeiros.
Para isso, é necessário conhecer os conceitos de consumo e demanda de energia elétrica. Confira!
CONSUMO:Refere-se ao registro da quantidade de energia elétrica foi consumida durante determinado período. Expresso em KWh
DEMANDA: É a media das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora durante um intervalo de tempo especificado. Expressa em KW.

Para o consumo, as concessionárias adotam o período mensalpara fins de faturamento. Já para a demanda, a medição é realizada e integrada em intervalos de 15 minutos. No entanto, a demanda a ser faturada no respectivo mês será maior entre a demanda medida e/ou demanda contratada.
Segundo a ANEEL (2008), a demanda contratada é a demanda de potência ativa, obrigatória e continuamente disponibilizada pela concessionária no ponto de entrega, conforme valor eperíodo de vigência fixado no contrato de fornecimento. Esta deverá ser integralmente paga, seja ela utilizada ou não, durante o período de faturamento, e é expressa em quilowatts (kW).
Já a demanda medida é a maior demanda de potência ativa, verificada por medição e integralizada em intervalos de quinze minutos durante o período de faturamento, também expressa em quilowatts (kW).

Com a novaregra da resolução n. 414/2010, poderá haver faturamento sem cobrança de ultrapassagem se a medição ficar até o valor contratado + 5%. Com a resolução n. 456/2000, o valor da tarifa de ultrapassagem era três vezes a tarifa normal, e, sempre era cobrado ultrapassagem da diferença do valor medido pelo contratado, ou seja, em um exemplo em que o contrato é 100 kW, e o cliente mediu 200 kW, serácobrado 100 kW de ultrapassagem.
Com a entrada das novas regras de alteração de tolerância (art. 93 – Res. n. 414/2010) e forma de faturamento (art. 104 – Res. n. 414/2010), o faturamento passou a ocorrer de uma maneira diferente; entretanto, no fim, os valores resultantes serão equivalentes aos anteriores. A nova regra prevê o faturamento de clientes com ultrapassagem da seguinte forma:
Total Medidox Tarifa + (Valor medido – Valor contratado) X 2 X Tarifa

A demanda representa um valor considerável nas despesas com energia elétrica das indústrias ligadas em tensão igual ou superior a 13,8 kV, principalmente aquelas faturadas pela estrutura horossazonal.
Operacionalizar uma indústria com a menor demanda possível, sem prejudicar a produção, representa um dos principais objetivos nautilização eficaz da energia elétrica.
Dicas:
Para utilizar a demanda com maior eficiência, esta deve ser supervisionada e controlada. Existem, no mercado, equipamentos que controlam a demanda para que não ultrapasse os valores predeterminados, desligando algumas cargas previamente selecionadas.
Lembre-se de que:
.a demanda medida é a máxima verificada ao longo do mês. Basta você deixar todos osequipamentos ligados por 15 minutos que você pagará a demanda como se eles estivessem permanecidos ligados o mês todo;
.em todas as modalidades tarifárias, sobre a soma das parcelas incide o [por extenso? ICMS, com alíquotas variando entre 20 e 30% (depende do Estado);

as tarifas são diferenciadas por concessionária, e os reajustes tarifários anualmente homologados pela ANEEL.
_____________Fator de potência

A energia instantânea consumida pelos consumidores pode ser dividida em duas partes: energia ativa e energia reativa.
A energia ativa é a que realmente realiza trabalho, isto é, ela transforma a energia elétrica em outras formas de energia, tais como energia luminosa (lâmpadas), energia mecânica (motores) e energia térmica (fornos). O suprimento à energia ativa só pode...
tracking img