Consumo de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Ranna Thaynara; 2º “ B “
Professor: Flávio.

Consumo de Energia
A estrutura geológica do Brasil é privilegiada em comparação com outros países. O potencial hidrelétrico brasileiro é elevado, as possibilidades de obtenção de energia usando a biomassa como parte primária são enormes e a produção do petróleo e gás natural vem aumentando gradualmente. O que falta para atingir aauto-suficiência energética é a política energética com planejamento e execução bem intencionados. No setor petrolífero o Brasil já é auto-suficiente.
Energia Elétrica
Em 1994, estimava-se que o país possuía potencial hidrelétrico em mais de 260 mil MW e a capacidade nominal instalada de produção encontrava-se na casa dos 60 mil MW de energia elétrica. Desse total, 90% era obtido em usinashidrelétricas e 10% em termelétricas. Em 1994, estimava-se que o país possuía potencial hidrelétrico em mais de 260 mil MW e a capacidade nominal instalada de produção encontrava-se na casa dos 60 mil MW de energia elétrica. Desse total, 90% era obtido em usinas hidrelétricas e 10% em termelétricas. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina, possuem usinas termelétricas devido a disponibilidade de carvãomineral, tornando básicos os gastos com transportes. Há usinas termelétricas também, em São Paulo, por apresentar duas vantagens: o custo de instalação de uma usina termelétrica é bem menor do que de uma hidrelétrica, e a localização de uma usina hidrelétrica é determinada pela topografia do terreno, enquanto uma termelétrica pode ser instalada em locais mais convenientes. Atualmente, no estadode São Paulo, muitas usinas de açúcar e álcool estão usando a queima de bagaço da cana-de-açúcar como fonte primaria para a produção de energia e tornaram-se auto-suficientes.
Matriz Energética
Brasil não é auto-suficiente em energia, mas produz cerca de 90% do total que consome, importando o restante. O país é um dos poucos do mundo que apresenta possibilidade múltipla de ampliar as suasalternativas energéticas, devido à abundância dos seus recursos naturais e de sua extensão territorial. Em 2004, as fontes renováveis representavam 44% da oferta de energia gerada no país enquanto que no mundo estas fontes não ultrapassavam 14%.O primeiro detalhe importante a ser observado, a título de esclarecimento, foi à mudança ocorrida no cálculo da matriz energética em 2003. Antes, a parcelada energia elétrica era calculada considerando que toda a produção era devido a termoelétricas com eficiência termodinâmica de 32% e assim era considerado o consumo de combustível fóssil neste contexto. Isto produzia uma distorção do valor da energia elétrica, de forma que a matriz era dividida basicamente em 1/3 energia elétrica, 1/3 derivados de petróleo e 1/3 outros energéticos. Hoje, com oajuste feito, fica mais fácil comparar nossa matriz com a de outros países, pelo fato do Brasil adotar os mesmos parâmetros de comparação.É importante lembrar aqui que a matriz não pondera sobre a qualidade da energia, ou seja, não existe uma ponderação para compensar a energia elétrica da sua capacidade em se converter em outras formas de energia, com pequenas perdas, comparada com outrosenergéticos.
Os Tipos de Produção Energética
Energia Hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes. Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica. A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem capacidade de 12600 MW.
Energia térmica...
tracking img