Consumo das sacolas plasticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROSCRIÇÃO E SEU IMPACTO SOBRE O CONSUMO DE ANTI-COMPORTAMENTO E ATITUDES: O CASO DAS SACOLAS PLÁSTICAS

Aline Angelo Nantes
Cínthia Capibaribe Ferreira
Gisele dos Santos Oliveira
1- INTRODUÇÃO
Desde 1970 as solinhas plásticas é que elas se tornaram populares, eram entregues gratuitamente aos consumidores em supermercados e lojas, e nem se considerava a quantidade de produtos que eracomprada mesmo assim o saquinho era distribuído. Isso se tornou um habito para a população. Conseqüentemente esse comportamento vem trazendo grandes desastres ambientais, pois assim o consumidor torna-se um colaborador para os desastres ambientais. (FERNANDES, 2006).
O uso desenfreado de sacolas plásticas tem causado grande impacto no meio ambiente, isso esta fazendo com que os governostomem atitudes de grande urgência. Foi proibido o uso de sacolas de polietileno nas redes varejistas. Com essa atitude, além de reduzir os gases do efeito estufa com a fabricação desta, faz com que os consumidores se conscientizem e passem a trazer seus próprios sacolas de casa ou comprar de um revendedor ou ate mesmo comprar um sacola “verde”. ( FUNVERDE,2011).
O saco plástico é um produtocuja sua matéria prima é o petróleo, sendo assim isso pode levar a muitos danos ambientais, alem de ter um tempo muito maior para se decompor, que pode chegar a 100 anos. (FABRO, LINDEMANN & VIEIRA, 2007).
Como os lixos têm sido destinados de forma incorreta em muitos estados brasileiros, a criação de leis para proibição dos descartes de resíduos é uma forma para banir esse comportamento ecriar novas medidas sustentável. (CONAMA, 2000; RODRIGUES, 2002) Em 2008 foi aprovada a Lei Orgânica Municipal de Minas Gerais n°  9.529, de 27 de fevereiro de 2008, ( Lei n 9.529,2008) que deve haver uma substituição dos sacos plásticos pela sacolas retornáveis. Em seu artigo 1° a lei traz:
Os estabelecimentos privados e os órgãos e entidades do Poder Público situados noMunicípio de Belo Horizonte deverão substituir o uso de saco plástico de lixo e de sacola plástica pelo uso de saco de lixo ecológico e de sacola ecológica, nos termos da Lei nº 9.529, de 27 de fevereiro de 2008, e deste Decreto.
Isso faz com que os consumidores se conscientizem de que os usos das sacolas plásticas podem causar grandes impactos para o meio ambiente. O uso constante desse materialpode, segundo a AGENDA AMBIENTAL (2006), impedir a passagem da água retardando a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificultando a compactação dos detritos.
Uma forma de melhorar a qualidade da sacola plástica de modo que esta não apresente danos ao meio ambiente é criando novas estratégias na produção da mesma utilizando diferentes matérias primas que não seja vinda do petróleo. (DENT, 1999).
Esse artigo tem por objetivo analisar o comportamento das pessoas em relação a proibição dos sacos plásticos e ver se elas realmente aceitaram essa nova conduta que o governo aderiu, pois agora é necessário que elas levem as suas sacolas na hora da compra.
Também é sugerido que sejam aplicadas campanhas de educação ambiental, de forma que a sociedade saiba da importânciade abandonar hábitos arcaicos e passar a pensar no todo, até porque os impactos ambientais prejudica a uma ou duas pessoas mas sim a todos.
2 - REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Sheth, Mittal e Newman (2001, p.29) afirmam que o “comportamento do cliente é definido como as atividades físicas e mentais realizadas por clientes de bens de consumo e industriais que resultam em decisões e ações, comocomprar e utilizar produtos e serviços, bem como pagar por eles”.
Os plásticos biodegradáveis constituem uma família de plásticos que se degradam sob ação de organismos vivos e também por meio de reações abióticas tais como fotodegradação, oxidação e hidrólise, que podem alterar o plástico devido a fatores ambientais (SCRIBD, 2010).
O uso de sacos plásticos é algo que vem degradando o...
tracking img