Consumo consciente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é consumo consciente?

"Consumo consciente significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente”
A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menosde 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já é refletida, por exemplo, no acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo, na poluição dos grandes centros urbanos e no aquecimento global.
Não é preciso dizer que esta situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própriahumanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos eminimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Consumidor da baixa renda prefere produtos ecologicamente corretos
No levantamento intitulado O Consumidor do Século 21, o Ibope, um dos mais tradicionais institutos depesquisa do país, identificou que 71% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que seja ambientalmente correto. Em uma pesquisa global que ouviu 11 pessoas em 22 países, a Accenture descobriu que os brasileiros estão entre os consumidores mais interessados em comprar produtos que tenham selo verde ou certificação de que amenizam as mudanças climáticas.

De olho nabaixa renda

Uma das prioridades dos executivos da subsidiária brasileira da Unilever tem sido o lançamento de produtos para a população de baixa renda. Um exemplo é o xampu Suave. Lançado em dezembro de 2004, custa menos da metade que um da linha Seda ou Dove, marcas mundiais da empresa. O Suave é um dos três produtos desenvolvidos pela companhia especificamente para a base da pirâmide deconsumo -- como o sabão em pó Ala e a versão popular do desodorante Rexona. A canibalização entre as marcas, segundo a empresa, é mínima. "Novos consumidores passaram a comprar xampu ou desodorante, por exemplo,", diz Fábio Prado, diretor de negócios de higiene e beleza da Unilever. "Trouxemos muita gente para o mercado de consumo."

Reação da classe média

O comportamento do brasileiro declasse média está mudando rapidamente, em resposta a um cenário que mescla crise econômica e endividamento. O consumidor está diminuindo a freqüência com que faz compras nos supermercados e começando a trocar algumas das marcas que sempre compra pelas mais em conta. O próximo passo é deixar de comprar certas categorias de produtos. Preocupados com essa possibilidade, a indústria de bens de consumo e ovarejo lançam inovações, como embalagens em tamanho família e versões diferentes do mesmo produto, aumentam a variedade de marcas próprias e vão até a casa dos clientes. Segundo uma pesquisa recente da Nielsen, 89% dos consumidores da classe C estavam pagando alguma dívida em 2008. O problema é que essa parcela da população, segundo a Nielsen, representa 44% da população economicamente ativa.Prova disso é a busca da inflação para a população da baixa renda que desacelera em Maio segundo pesquisa da FGV, com variação de 0,18, taxa 1,10 ponto percentual abaixo da apurada em abril (1,28%).
O IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1) é calculado a partir das despesas das famílias com renda mensal entre um e 2,5 salários mínimos (de R$ 510,00 á R$ 1.275,00).
Quatro dos setes...
tracking img