Consumo consciente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSUMO CONSCIENTE


RESUMO

A sociedade está marcada pelas conseqüências dos problemas ambientais decorrentes do consumo desenfreado, por isso é necessário que aja conscientização de toda a população e principalmente a preocupação maior de se educar desde a tenra idade, nossas crianças, nossos jovens e adolescentes para que se tornem adultos conscientes e ambientalmente e socialmentecidadãos responsáveis. É preciso acreditar que mesmo fazendo parte de um sistema capitalista é possível adotar medidas para a diminuição do consumo desmedido. A população em geral tem que saber que consumir conscientemente não significa deixar de comprar, nem deixar de progredir, mas sim procurar orientação para fazer o que é correto, e isso significa adotar novas posturas, adquirir novos hábitos. Aoconsumir ter a preocupação de saber a origem e procedência dos produtos, se as empresas das quais você compra bens e serviços, tem responsabilidade sócio ambiental, se tem preocupação com a natureza e com a vida no planeta. A partir de pequenos gestos e de atitudes simples é que começamos a educar nossos alunos, nossos filhos e nós mesmos para sermos cidadãos responsáveis e consumidores conscientes.Palavras-Chave: Consumo; População; Consumidores Conscientes.

1 INTRODUÇÃO


Vivemos em uma sociedade que incentiva o consumo desenfreado, sendo todos nós reféns deste ciclo de buscas por novas aquisições, estas nem sempre necessárias, mas que criam uma compulsão grande em ter as últimas novidades, mesmo que estas não sejam tão novas assim. As maiores vítimas das propagandas são osjovens e as crianças, que desde tenra idade são consumidores vorazes das últimas novidades mercadológicas. Por outro lado além do impacto no bolso das famílias, no seu orçamento, há o lado do meio ambiente, que tem que fornecer maiores demandas de matéria prima, o que tem levado ao caos diversas espécies animais, vegetais, minérios e eco sistemas completos são destruídos em nome do consumismo.O planeta já está em seu limite, os reflexos destes impactos ambientais já vem sendo observados, mudanças climáticas drásticas, aquecimento global, e etc. É preciso que nos conscientizemos e façamos a nossa parte de modo que esta situação possa ser diminuída, e minimizada os efeitos sobre o meio ambiente. Se por um lado esta sociedade dificilmente pode ser mudada por ser este o modelo docapitalismo baseado no consumo, é possível afirmar que há alguns caminhos a serem adotados para contornar esta situação.

O capitalismo é responsável por um estilo de vida marcado por um intenso consumo de coisas (móveis, carros, televisores, cosméticos, etc.) e importantes recursos naturais (fauna, flora, etc.). É a chamada “sociedade de consumo”. Esta prática data do período Pós-Segunda GuerraMundial, pois até então, os materiais e recursos eram ainda muito escassos. Durante a guerra, forçosamente, a maior parte da população mundial se viu obrigada a racionar alimentos e outros produtos, como o petróleo, passando a reaproveitar materiais já utilizados (reciclar), como roupas usadas, que eram reaproveitadas na confecção de novas. Ao término da guerra, a população mundial cresceuconsideravelmente e houve uma tendência à urbanização gerada pelo êxodo rural, exigindo um aumento no abastecimento de alimentos e bens de consumo nas cidades. Com o decorrer dos anos este aumento se intensificou ainda mais. Produtos, objetos e recursos tornaram-se descartáveis para atender aos interesses do capitalismo, aumentando a quantidade de lixo existente no mundo - inclusive embalagens - e sem umprévio planejamento de meios adequados para dele se dispor. (IDEC, 2005)











FIGURA 01: CONSUMO
FONTE: http://images.google.com.br/ guia%20consumo%20consciente%20unimed

2 O QUE É CONSUMO?


O consumo é um processo de etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. Conforme o Instituto Akatu (2007) “o mais comum é as pessoas...
tracking img