Consumo consciente no ifpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O projeto trata sobre assuntos relacionados ao uso da água, mais especificamente a questão do Consumo Consciente nas diversas atividades dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. Visando reduzir o desperdício e contribuir para o equilíbrio ambiental do meio ambiente, que é um dos mais importante e indispensável para o ser humano, através deconscientização ambiental dentro da comunidade institucional, buscando com isso proporcionar a melhoria da qualidade ambiental do instituto.

Palavras-chave: Consumo sustentável; Consciência ambiental; Qualidade do meio ambiente.

SUMÁRIO

1 –INTRODUÇÃO 5

2 - JUSTIFICATIVA 7

3 – OBJETIVO GERAL: 7
4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

5 - METODOLOGIA 8
6– RECURSOS: 9
6.1 – HUMANOS 9
6.2 –Materiais 9

7 - INSERÇÃO REGIONAL 9

8 - PESSOAL ENVOLVIDO 10

9 - PLANO DE ATIVIDADES (CRONOGRAMA) 11

10 - RESULTADOS ESPERADOS 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 12


1.
2. INTRODUÇÃO
O ser humano hoje necessita e deseja consumir bens e serviços que facilitem sua vida, ou que o faça se sentir respeitado. Todos os dias praticamos o consumismo, consumismo água paratomar banho, lavar louça, escovar os dentes, consumismo papel para anotações da escola, do escritório, da Xerox, consumismo energia elétrica, combustíveis, alimentos para nossa sustentação. O homem está em pleno consumo no seu dia-a-dia, e isso tem provocado perdas irreversíveis para o meio ambiente.
Esse padrão de consumo se torna insustentável no ponto de vista sócio e ambiental, principalmente,pelo constante crescimento da população. É preciso que haja ações que equacione um constante equilíbrio entre a busca do bem-estar, a utilização irracional dos recursos naturais e a própria preservação do meio ambiente. Uma das melhores maneiras de mudar isso é mudando os hábitos de consumo, os consumidores podem optar pelas escolhas que evitem o desperdício e o gasto desnecessário de algunsmateriais, utilizando assim os recursos de forma sustentável.
A partir da Conferencia das Nações Unidas – ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, o termo consumo sustentável surgiu do pensamento a respeito do desenvolvimento sustentável referido na Agenda 21. A Agenda 21 aborda sobre as necessárias ações referentes ao equilíbrio meio ambiente e de mudanças de padrões de consumo, manejo de recursosnaturais, resíduos e saneamento, principalmente, no setor de comércio e indústria.
Segundo o capítulo 4 da Agenda 21:
“Enquanto a pobreza tem como resultado determinados tipos de pressão ambiental, as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial são os padrões insustentáveis de consumo e produção, especialmente nos países industrializados. Motivo de séria preocupação, taispadrões de consumo e produção provocam o agravamento da pobreza e dos desequilíbrios”
Qualquer consumo causa impacto, e o consumidor ciente desse impacto pode decidir no ato da compra, o que comprar, de quem comprar e como utilizar esse produto, como descartá-lo de forma adequada e minimizar os impactos, contribuindo dessa forma com o seu poder de consumo para a construção de um mundo melhor eequilibrado. Isso é consumidor consciente. Ele busca o equilíbrio entre sua satisfação pessoal e a sustentabilidade global, reflete sobre os seus atos de consumo e como vão repercutir não apenas sobre si, mas nas relações pessoais, na economia e na natureza. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
Osadolescentes e as crianças estão inseridos nesse contexto. Desejam o tênis, o celular, a roupa, de acordo com determinado padrão, sendo este o sonho de consumo de milhões deles. Oportunidade para o consumo sustentável entrar em pauta na escola e em casa, e inserir a reflexão sobre estímulo consumista que é dado a esses jovens, como o material é usado na escola, a opção de alimento da merenda, na...
tracking img