Consumo bebida alcoólica entre universitários

Páginas: 24 (5963 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
Consumo de bebidas alcoólicas entre universitários de uma Faculdade do interior do Estado de São Paulo

Anderson Lopes Bueno (FSL) anderbon@hotmail.com
Bruna Botta (FSL) brunabotta@gmail.com
Douraci R. Jerônimo (FSL) douraci-ocp@hotmail.com
Juliana Ilzete da Silva (FSL) julianasilva89@hotmail.com
João Carlos Ledier (FSL) jkgledier@ig.com.br

Resumo

Diante da realidadeconstante do consumo de bebida alcoólica entre estudantes universitários isso, surgiu a necessidade de fazer uma pesquisa com o objetivo de verificar o padrão de consumo de bebida alcoólica e suas conseqüências entre um grupo de estudantes do curso de Administração de Empresas de uma faculdade do interior do estado de São Paulo.
Como metodologia, realizou-se uma pesquisa quantitativa denível descritivo, com a utilização de um questionário auto-aplicável com perguntas fechadas para a obtenção dos dados.
Os resultados indicam que os homens (85,2%) consomem mais álcool do que as mulheres (78,1%), e que a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida entre os estudantes que participaram do estudo, seguida pelo vinho e destilados. A pesquisa mostrou que a população de jovens seenvolvem com álcool mais facilmente e que os efeitos do álcool interferem negativamente em seu comportamento social, tais como, ficar com náuseas, “matar aulas” e tirarem notas baixas nas provas.
Esses resultados nos evidenciam a importância do planejamento de estratégias preventivas nos ambientes universitários, na tentativa de detectar precocemente aqueles com potencial para o abuso epossíveis problemas relacionados ao consumo de álcool.

Palavras chave: Consumo de bebidas alcoólicas; estudantes universitários.

1. Introdução

Cada indivíduo é único, com personalidades próprias, gostos, valores e comportamentos, nos tornando diferentes uns dos outros. Estamos sempre buscando novos objetivos e valores, coisas diferentes e prazerosas, e portanto, ficamos sujeitos àsinfluências de muitas situações.
Os estudantes universitários são pessoas instruídas e, constantemente, encaram novos desafios, consomem álcool para sentirem seus efeitos; do sentir-se eufórico, estimulado, relaxado ou, até mesmo, embriagado.
O consumo de álcool entre estudantes universitários tem sido muito discutido pela sociedade, visto que este ato vem prejudicando o rendimento dos futurosprofissionais. Muitos acreditam que o álcool é um facilitador de sexualidade e, para outros, como medicamento, quando ingerido em pequenas quantidades.
Quando um estudante universitário ingressa na faculdade, ele não sabe como será o mundo universitário. Sabe-se que será um período de muitos estudos, mas também de muitas festas. O ambiente universitário é bastante propício à ingestão deálcool, como, por exemplo, número de bares e lanchonetes próximos à instituições escolares, freqüentes festas universitárias, chope no shopping. Tudo isso favorece o desinteresse do aluno em permanecer em sala de aula, motivo para o aumento da evasão escolar.
Sabe-se que o uso do álcool pode trazer vários tipos de complicações aos usuários, não se restringindo apenas pelo efeito psicoativocausado por intoxicações agudas que trazem riscos diretos à saúde, mas também deixam os indivíduos de todas as idades mais propensos a acidentes. Os efeitos do álcool afetam de forma direta ou indireta as pessoas que os cercam, principalmente a família.
Como o álcool é uma droga muito incentivada pela mídia, por se tratar da droga lícita mais consumida e que o universitário está vulnerável porinúmeros motivos, acredita-se que o abuso do álcool é a forma mais rápida para a dependência.
Por esse motivo, esta pesquisa tem com objetivo conhecer a população universitária no que diz respeito ao consumo de álcool, identificar a freqüência do seu consumo, suas conseqüências perante a sociedade, relacionar os dados com o sexo e a idade e, também, identificar a relação entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O consumo de bebidas alcoolicas na juvetude
  • consumo de bebida alcoólica
  • A apologia do consumo de bebidas alcoolicas
  • O consumo de bebida alcoólica entre os jovens
  • Consumo de bebidas alcoolicas
  • Consumo bebidas alcoolicas
  • o consumo de bebida alcoolica durante a gestação
  • Como falaro com seus filhos sobre o consumo de bebidas alcoólicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!