Consumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Consumismo

O tema consumismo consciente deve ser trabalhado não apenas no ato de comprar, mas também nos desperdícios causado até mesmo em nossa casa, em nosso dia-a-dia, devemos passar para nossos alunos desde cedo que o desperdício causa grandes prejuízos para o futuro em nossas vidas e para nosso planeta.
Estudos nos mostram que é cada vez maior o número de crianças brasileirasque apresenta um interesse especial em fazer compras. Isso justifica uma análise dos hábitos de consumo, para que elas próprias reflitam sobre o seu papel como consumidores. 
Tratar deste tema é também importante para que as crianças tenham condições de perceber o quanto é importante essa oportunidade de criticamente relacionar suas escolhas perante a variedade que o mercado oferece.
A opção poreliminar o consumo supérfluo, dá margem a boas reflexões acerca de nosso modo de vida. A sociedade industrial capitalista é esbanjadora em sua natureza. Seu desenvolvimento está associado, muitas vezes, a falsas necessidades que ela estimula no público consumidor. Devemos abordar mesclando o tema com outras atividades, trabalhando de início com o estabelecimento de critérios para distinguir doisaspectos básicos: a necessidade e o desejo. Isso leva ao levantamento de prioridades - o que configura uma lição preciosa para todos nós.
Em conversas coletivas com a turma devemos conscientizá-los da importância de seu papel na sociedade e que se não começarmos já a mudar vários hábitos às conseqüências futuras serão ainda mais desastrosas.
Você é um consumidor? Toda pessoa que compra ouutiliza um produto ou serviço, é um consumidor. Então, se ser consumidor parece inevitável, precisamos conhecer os nossos direitos. No Brasil, existe uma lei que todos conhecem como o Código de Defesa do Consumidor (CDC) criada especialmente para a proteção e defesa dos consumidores. É importante que você também conheça e entenda o que diz esta lei, antes de prosseguirmos, precisamos reconhecer que,para sermos consumidores é preciso que alguém nos forneça o que consumir esse alguém, chamamos de fornecedores. O fornecedor tem uma série de responsabilidades sobre aquilo que fornece, pois se ele produziu e, ou, colocou no mercado um produto ou serviço, sabe muito bem quais os benefícios ou danos que estes podem nos trazer. Desta forma, o fornecedor sempre tem a obrigação de lhe dar informaçõessobre o produto ou serviço que oferece, para que você possa avaliar e decidir livremente sobre comprar ou não, contratar ou não, e para que a utilização deste produto ou serviço não lhe cause nenhum dano ou prejuízo se o fornecedor cumprir suas obrigações de informar e mesmo assim você sofrer algum dano por causa daquele produto ou serviço, ele será responsabilizado e terá de tomar providênciaspara “consertar” o estrago.
Para poder exigir que o fornecedor cumpra sua obrigação, você precisa conhecer seus direitos. Além disto, é importante ressaltar que você também tem muitas responsabilidades, e que agir de forma consciente o ajudará a se defender em suas reclamações de consumo. Para cada ação de consumo que você pratica, cada escolha que você faz, existe uma conseqüência boa ou ruim,não só para quem consome diretamente, mas para toda sociedade e meio ambiente.
O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Consumers International, lançou um material já há algum tempo sobre consumo sustentável. Chama-se "Manual de Educação para o Consumo Sustentável", é um material em formato de cartilha que traz explanações e dados sobreos principais problemas que ameaçam a vida saudável do planeta. É direcionado para docentes, alunos e organizações de consumidores que trabalham temas relacionados à sustentabilidade dos padrões de consumo atuais.
O Procon-SP lançou o "Manual do Jovem Consumidor", com objetivo de auxiliar os jovens a estarem mais bem informados sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo. O material...
tracking img