Consumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumismo e Consumerismo

.
.
.
.
. Introdução
Com este trabalho, temos o objectivo de apresentar e desenvolver os temas de consumismo e consumerismo, apresentando algumas das suas vertentes como o que motiva ao consumismo e as suas consequências, os consumidores compulsivos, o que preocupa e promove o consumerismo e também nos voluntariamos a comentar uma crónica de Miguel Coutinhode Económico.sapo.pt.
O consumismo
É o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. É uma atitude inconsciente, irracional, impulsiva e descontrolada no que toca à compra de bens e serviços supérfluos. As inovações tecnológicas, o relativo baixo custo de produção dos novos bens, as novasfunções dos produtos, a sua apresentação, as condições e as pressões para o consumo são os factores que levam muitas vezes a que o consumo seja impulsivo, desnecessário e irracional.
Os bens são produzidos e adquiridos já com a perspectiva de uma vida útil curta, não porque não funcione bem e não satisfaça a necessidade para o qual foi desenvolvido mas sim porque surgiu um novo modelo.
O consumismodesvaloriza o reconhecimento pessoal pela personalidade de cada um, o carácter e o ser de cada individuo. Em vez disso, valoriza muito mais os objectos e bens que cada indivíduo de uma sociedade de consumo possui como o carro, a casa, a escola em que as crianças frequentam, entre muitos outros aspectos.
O consumismo nasce com a expansão da industrialização, quando se começou a produzir em massa econsequentemente, era necessário vender em massa. Com este objectivo, desenvolveram-se novas técnicas de publicidade e marketing que estimulavam ao consumo irracional e constante. Também a criação de novas linhas de crédito e a facilidade de acesso a estes foi um factor bastante importante que colocou o consumismo como uma forma de vida das mais variadas classes sociais
Há várias discussões arespeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenómeno da sociedade de agora.
As consequências do consumismo
O acto de consumir tem diversas consequências entrasas quais: económicas, politicas, sociais, ambientais, entre outras.

Economicamente, o consumo tem duas vertentes, uma positiva outra negativa. Por um lado, o consumo impulsiona a economia através do escoamento de produtos que origina uma produção em massa que requer mão-de-obra. Este ciclo é positivo pois contribui para o crescimento económico de um país, região ou sociedade. No entanto, oconsumismo leva, muitas vezes, ao recorrer do crédito fácil que posteriormente traz encargos que podem não ser cumpridos (como é visível em muitas situações no nosso país).
Socialmente, se o consumo maciço incidir sobre produtos nacionais, aumentará a produção desses produtos e consequentemente, serão necessários mais trabalhadores. Esta é uma consequência positiva que intervém na vida emsociedade, com o aumento de empregabilidade.
No sector do ambiente, é onde o consumismo deixa uma pegada mais negativa pois numa sociedade de consumo, as dimensões do lixo produzido são enormes e inevitáveis. E infelizmente, ainda não há ou há poucos sistemas de tratamento de lixo que dêem resposta a este grave problema.
Consumidores Compulsivos
Consumidor compulsivo é um indivíduo, que procura a suarealização pessoal através do consumo/compra exacerbado de bens, produtos e serviços (que várias vezes nem chagam a utilizar). É uma vítima dos media, embora nem sempre tenha consciência disso pois são, na maior parte das vezes, os media que estimulam, valorizam e espicaçam a um comportamento efusivo consumista. Um consumidor compulsivo tem a atitude mais extrema em relação ao consumo. Ao comprar...
tracking img