consumismo e sustentabidade

1544 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
A efetiva preocupação com a utilização dos recursos naturais, enquanto bens considerados como finitos se deu em fins da década de 60, início dos anos 70, com a divulgação de análises dos impactos de restrições de recursos ambientais ante o frenético crescimento econômico. O presente artigo vem traçar um panorama da evolução das discussões que vai desde o processo produtivo, principalmente a partir da Revolução Industrial, quando a produção cresce em escala exorbitante e é tido como responsável pela poluição e esgotamento de recursos naturais, passando pela mudança de paradigma ao considerar a sociedade consumista como ato de degradação ambiental, até chegar ao compromisso das aquisições Estatais, na esfera do Poder Público, adotarem critérios ambientais como forma de gestão dos recursos naturais, inclusive nas suas aquisições através das licitações sustentáveis. Paradoxalmente, aborda o discurso de sustentabilidade levantado principalmente a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, realizada em 1972. A preocupação gira em torno não apenas da exploração dos recursos naturais, mas também pela poluição que adquiriu caráter multifatorial. Ou seja, existem diversos fatores que contribuem para a degradação ambiental e um grande desafio para a sociedade e para o poder público para assegurar a reserva de recursos naturais e a sustentabilidade ambiental para as presentes e futuras gerações.
Consumismo x Sustentabilidade
Já é de grande conhecimento a crise ambiental que vivemos nos dias de hoje. Há um enorme desmatamento e pouca reposição, por isso nossa matéria-prima para a fabricação dos produtos consumidos e ditos como essenciais está ficando extinta. E a pergunta é: como isso pode ser minimizado? A resposta é bem simples! Consumo consciente.
Um dos passos primários é comprar produtos de empresas que tenham em seu caráter uma preocupação relacionada à sustentabilidade. Por isso, é sempre bom constatar a existência de selos que

Relacionados

  • portifólio de sociologia
    2516 palavras | 11 páginas