Consumismo na vida dos jovens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de ensino e pesquisa aplicada a educação/CEPAE-UFG
Língua Espanhola
Professora: Fabiana

Trabajo de español
Consumismo en la vida de los jóvenes

Danilo Gomes, Breno Silva, Gilvan Pereira.
3°B

Goiânia
01/2013

Referencial teórico:
Diante de pesquisas e entrevistas realizadas com autoridades sobre o consumismo, o que é um problema atual grave, que esta gerando doenças e odesmatamento do meio ambiente como, por exemplo, O motivo pelo qual eles consomem mais é a busca pela auto-afirmação e também para fazer parte de um determinado grupo”. Assim explica Renata Goltbliatas, psicóloga com consultório em São Paulo, onde atende adultos e adolescentes. “A realidade é que os jovens, e aí entenda-se adolescentes, estão muito mais suscetíveis a serem influenciados por amigose por ideias de que eles precisam de determinados produtos e marcas para serem reconhecidos ou fazerem parte da sociedade”,completa Renata,ou seja você é o que você tem.
O grande consumo gera também um problema ambiental, pois são necessárias muitas embalagens para acompanhar a demanda, o que acaba por prejudicar o meio ambiente. Para Bruno Amorim, 37 anos, da ONG Rede Mata Atlântica, o idealseria adotar uma política de redução de resíduos e embalagens. “A redução deve vir antes do reuso e da reciclagem, que são apenas alternativas quando a primeira não for possível. É muito comum observar excesso de embalagens nos produtos”, diz Amorim.
As embalagens que mais danificam o meio ambiente são feitas de plástico, como sacolas de supermercado e talheres e copos descartáveis.
“Existe umaconsciência crescente com relação ao meio ambiente. No entanto, os jovens não relacionam suas atividades do dia-a-dia com o estrago que causam ao ambiente e, para muitos, é difícil mudar alguns hábitos”, diz Amorim. Segundo o resultado da pesquisa, que tomou como base um trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Is the Future Yours? (O Futuro É Seu?), foi significativo: os brasileirosficaram em primeiríssimo lugar no ranking desse quesito, deixando para trás franceses, japoneses, argentinos, australianos, italianos, indianos, americanos e mexicanos. Ou seja, os brasileiros estão cada vez mais consumistas.
Segundo a uma entrevista publicada na revista Veja, a jornalista americana Alissa Quart, autora de um livro sobre hábitos de compra dos adolescentes, fala do consumismojuvenil, onde apresenta no sua entrevista que todo mundo e consumista não somente o jovem e também que o mercado hoje esta deliberada a população jovem e isso e um reflexo da falta de autoridade dos pais, pois tudo que os filhos pedem eles dão, assim o consumismo é tratado como comum e não como uma doença.
O problema não é comprar

|

Veja – O jovem é um consumista?
Alissa Quart – Todo mundoé consumistas, em maior ou menor grau, adultos ou adolescentes. Em 2001, os jovens gastaram 155 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Em média, o adolescente americano gasta 60 dólares por semana do próprio dinheiro. Apenas 56% desse valor vem da mesada dos pais. O restante ele ganha sozinho, normalmente trabalhando em empregos de meio período.
Veja – Por que os jovens estão comprando produtosde luxo?
Alissa – Porque nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal. Marcas caras, como Louis Vuitton, tornaram-se símbolos de cultura popular. O interesse por esses símbolos de status também cresceubastante entre os adultos e, por conseqüência, entre seus filhos.
Veja – Por que os pais não tentam barrar essa avalanche de consumismo juvenil?
Alissa – Porque o consumismo não é considerado um problema. O que preocupa é se as filhas vão engravidar ou se os filhos vão se viciar em crack. Nesse contexto, consumir é inofensivo. O consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira...
tracking img