Consumismo infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As crianças atualmente sabem tudo sobre marcas, principalmente sobre as melhores marcas, e fazem até chantagem emocional com seus pais para ganhar roupas, brinquedos e eletrônicos mais famosos domundo que eles viram na Televisão ou na Internet.

A Internet e mídia televisiva, entre outras, contamina a garotada, que rapidamente, e em alguns segundos, uma propaganda podeinfluenciar as crianças. É exatamente por conta dessa influência certeira que a mídia vem, cada vez mais abocanhando esses pequenos consumidores.
Saber a marca do celular que ele quer, ou o nome do brinquedoque acabou de ser lançado, é mais fácil do que ganhar do Vasco numa final de campeonato.

Alguns Pais desenfreados colaboram com esse consumismo, comprando tais os produtos semnenhuma necessidade, transformando seus filhos consumistas extremos, que crescem achando que o certo é ter uma roupa de marca e estar sempre fazendo parte da moda. Tiram fotos com as roupas de marca eusando celulares, tablet’s, notebooks, etc. e postam no Facebook rapidamente, como um troféu.

Faltam aos pais e a família, a sabedoria do “não” e saber dosar a real necessidade de secomprar determinadas coisas exploradas pela mídia. O consumo está se tornando uma doença sem cura, que se propaga inversamente, ou seja, onde a doença (consumismo) passa de filho pra Pai/Mãe, de netopra Avô/Avó, de sobrinho pra Tio/Tia, de afilhado pra Padrinho/Madrinha, etc.
É uma situação muito complicada. A criança não nasce consumidora, ela simplesmente vai adquirindo hábitos através dasinformações obtidas pela mídia e aceita pela família toda.
A mídia é um fator importantíssimo na construção da subjetividade, da própria identidade e dos valores pessoais. O problema élutar contra o inimigo que está por toda parte, metralhando nossos filhos com ofertas e lançamentos fantásticos que fica meio impossível se defender de todos esses ataques. A maior parte dos Pais não...
tracking img