Consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 O comportamento de compra do consumidor(consumer buying behaviour) inclui muitas dimensões que são complicadas de explicar. No entanto o seu entendimento é central para a gestão de marketing. Este conceito refere-se ao comportamento de compra dos consumidores finais (tanto individuais como proprietários de estabelecimentos-households),que adquirem os bens e serviços para consumopessoal (personal consumption). O mercado de consumo(consumer market) é constituído pela totalidade dos consumidores finais.
 
⇒ modelos do comportamento dos consumidores
A questão esssencial é perceber como os consumidores reagem aos vários estímulos de marketing ,que  a empresa pode utilizar (produto, preço, comunicação e distribuição_ 4 P’s). A empresa que conseguir entender isto, vai ter uma grande vantagemsobre os seus concorrentes.
O marketer deve captar como os estímulos são transformados em resposta dentro da black box do consumidor, o que se passa em 2 partes: primeiro as características do consumidor vão influenciar o modo como ele percepciona e reage ao estímulo;em segundo o processo de decisão de compra,em si mesmo,vai afectar o comportamento do consumidor.
Nunca se saberá emconcreto o que está na black box,no entanto os modelos podem nos ajudar a compreender os consumidores e a ensinar-nos como influenciá-los.
 
            [pic]
 
⇒ características condicionantes do comportamento do consumidor
 
►        Factores culturais
 
•         Cultura
A cultura consiste num conjunto de valores básicos,percepções,necessidades(wants) e comportamentos aprendidos por um membro da sociedade a partir da família e de outras instituições importantes. Assim o comportamento humano é em grande parte aprendido,sendo de salientar que não se deve tomar certos valores como garantidos pois eles não são universais em termos culturais, uma vez que depende do que cada um aprendeu.
Como exemplo da cultura, salienta-se a novatendência para preocupações do fórum da saúde e bem estar,o que faz com que haja uma cultura de saúde,que por sua vez constitui grandes oportunidades de negócio para serviços de health and fitness,equipamento de exercício,comida de baixas calorias...
•         Subcultura
Cada cultura contém pequenos grupos ou subculturas,de pessoas que partilham o mesmo sistema de valores,baseado emexperiências de vida e situações comuns. Exemplos de subculturas são as nacionalidades,religiões,grupos raciais e zonas geográficas.
Muitas subculturas compoem importantes segmentos de mercado,sendo que os marketers concebem produtos e programas de marketing adequados às necessidades destas. Existem certas subculturas em que os mercados são maiores que alguns mercados nacionais(a título decuriosidade os hispânicos representam 40 milhões de pessoas e os africanos 30 milhões).
A subcultura pode afectar as preferências alimentares,as escolhas de vestuário, as actividades recreativas e os objectivos de carreira.
 
 
•         Classe social
As classes sociais são uma variável relativamente permanente da sociedade, representando divisões ordenadas numasociedade em que os membros partilham valores, interesses e comportamentos semelhantes.
O sistema de classes varia no espaço e com o nível de prosperidade dos países. O modelo do diamante caracteriza-se por ter poucas pessoas no topo e na base e muitas no meio,sendo normalmante representativo de países desenvolvidos. Em países menos desevolvidos,como por exemplo os da América Latina eÁfrica,apresentam uma estrutura em pirâmide com uma concentração de pessoas pobres na base.
Importa ainda referir que certos sistemas de classes têm maior influência no consumo que outros. Existem culturas em que a cada casta é atribuído um papel distinto,pelo que o consumo é fortemente associado à classe social a que se pertence. As classes de topo normalmente tendem a adquirir produtos de marcas...
tracking img