Consumidor brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumidor brasileiro

Em economia, consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquiri algum produto ou serviço para seu consumo.
A estabilidade econômica mantida até agora é um dos pilaresdo atual vigor do mercado brasileiro. Preservá-la é a condição para que as coisas continuem assim. Outro pilar, menos perceptível, é a transformação benigna demográfica do país.
Ao mesmo tempo, aexpectativa de vida no país cresceu da média de 51 anos em 1950 para quase 73 anos atualmente. Nesse ritmo de avanço, em 2050, ao nascer os brasileiros terão uma esperança de vida de 81 anos. Mesma taxade hoje verificada entre os japoneses. A continua queda de taxa de nascimento e o aumento da expectativa de vida têm ampliado o peso dos adultos na população, criando um fenômeno demográfico favorávelà economia do país: Os brasileiros na faixa de idade mais ativa 15 a 64 anos, já são dois terços da população total. Até 2040, haverá acréscimo de 30 milhões de pessoas nessa faixa de idadeprodutiva.Conhecido como bônus demográfico. O fenômeno ocorre porque a força de trabalho cresce num ritmo maior do que a população que depende dela, ou seja, crianças e idosos. Com menos dependentes,sobrarão mais recursos para que as famílias aumentem o nível de consumo. “Essa situação favorece negócios dos mais diferentes setores”. Diz o demógrafo José Eustáquio Dinis, do IBGE.

Novas tendências nomercado:

Tendência 1: O avanço das mulheres no mercado.
O avanço das mulheres no mercado de trabalho cresce ano após ano e está criando novos padrões de consumo e comportamento. A perspectiva devenda dos produtos dedicados ao público feminino é grande.
Tendência 2: Há cada vez mais casais que decidem não ter filhos.
Ou casais que postergam a paternidade para aproveitar a vida sempreocupações com gastos.
Tendência 3: Cresce o número de pessoas morando sozinhas .
O consumo das pessoas que moram sozinhas vem crescendo em média 6% ao ano. Elas são responsáveis por 40% do aumento das...
tracking img