Consultoria processo de organização estrutura organizacional modelos de organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho acadêmico teve como objetivo principal a possibilidade dos alunos do primeiro semestre do curso de Administração de Empresas da Universidade Católica de Santos vivenciarem na prática o que estudam em sala de aula.
Através dessa consultoria foi possível para muitos conhecer pela primeira vez a estrutura organizacional de uma empresa, verificar seus problemas deorganização, sugerir mudanças e implementar ações para a melhoria das empresas consultadas.
A primeira parte do nosso trabalho é o referencial teórico, em seguida vem o estudo de caso, onde podemos aplicar as perguntas que foram tiradas da parte teórica e após a conclusão.
De nossa parte, podemos dizer que foi muito produtivo e elucidou muitas dúvidas que antes tínhamos, e que, de forma muitoconstrutiva conhecemos uma organização que nos surpreendeu em todos os sentidos.
Que o leitor possa, assim como nós, ter a mesma impressão.

REFERENCIAL TEÓRICO

PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
MODELOS DE ORGANIZAÇÃO

Processo de Organização

Processo de Organização

A base do Processo de Organizar é a divisão do trabalho pela definição e delegação de tarefas, objetivos eresponsabilidades.

Divisão do trabalho

Na divisão de trabalho as tarefas são divididas em partes onde cada uma é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas.
Traçados os objetivos da organização, o trabalho é divido em unidades onde cada grupo é responsável por um ou mais objetivos. Cada uma dessas unidades realiza uma parte do trabalho total.

Definição de responsabilidades

Adefinição de responsabilidades é o processo de organização que define a autoridade de cada pessoa, criando-se assim a hierarquia. Cargo é o conjunto de tarefas a qual uma pessoa é responsável, e departamento é o nome que se dá a um agregado de cargos.

Autoridade

A autoridade é o poder de utilizar ou comprometer os recursos organizacionais e é o direito legal que os chefes têm para comandar osmembros da sua equipe.
Na hierarquia define-se a cadeia de comando, ou seja, os executivos que são os diretores e o presidente, os gerentes, os supervisores e/ou as equipes de autogestão.
Os integrantes da equipe que estão abaixo da cadeia de comando reportam-se aos que estão diretamente acima no escalão hierárquico.
O número de pessoas que fazem parte da equipe de um gerente, sobre as quais eletem autoridade é chamado de amplitude de controle.

Centralização e descentralização de autoridade

Uma decisão importante a ser tomada no processo de organização de uma empresa é quanto a centralização ou descentralização das atividades.
No caso de centralização é quando a autoridade está concentrada em uma só pessoa, ou em poucas pessoas. Neste caso a empresa terá facilidade de controle,mas os departamentos terão mais dependência para tomar decisões.
O oposto dessa situação é a descentralização de autoridade, onde o poder de decisão está distribuído e quando os ocupantes de determinados cargos delegam ou transferem parte de suas atribuições e autoridade para os ocupantes de outros cargos.

Estrutura Organizacional e Organograma

Um importante mecanismo para ajudar noprocesso de organização é o organograma. No organograma são inseridos os cargos e departamentos, bem como a hierarquia que rege cada um deles.A definição de cargos e delegação de tarefas e responsabilidades é muito importante para a organização da empresa. Desse modo, cada um responsável por uma unidade, um departamento, ou atividade, juntos fazem todo o trabalho necessário para o bom andamento daempresa.

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

A escolha das tarefas que serão atribuídas aos departamentos baseia-se nos critérios de departamentalização, que é a forma de atribuir tarefas e de especializar os blocos de trabalho da organização.
Cada empresa possui uma estrutura organizacional que melhor se adapta ao seu modelo de gestão, ou um misto de várias estruturas...
tracking img