CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS 1

Páginas: 12 (2997 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS
“Texto adaptado de Irlana P.A.Canutti – Coordenadoria de RH da Universidade Estadual Paulista”
O QUE É CONSULTORIA?

Consultoria, de uma forma ampla, é uma relação de ajuda que ocorre entre o consultor e cliente através da prestação de serviços, por um ou mais profissionais qualificados, com expertise em um determinado assunto ou processo.

Consultoriaé o resultado de um trabalho de cooperativo e interdependente que ocorre entre um consultor e um cliente, através da junção de dois tipos diferentes de “Know-How”, os conhecimentos, habilidades e competências do Consultor sobre determinado assunto e os conhecimentos e experiências do Cliente adquiridas com a convivência e o trato das questões organizacionais em todas as suas particularidades epeculiaridades estratégicas, políticas e culturais.

Serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificadas para identificação e investigação de problemas que digam respeito a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações

Consultoria é a influencia exercida por umapessoa sobre um indivíduo, grupo ou organização, no sentido de mudar ou melhorar uma situação, sem exercer controle direto sobre a sua implementação.

TIPOS DE CONSULTORIA:

Consultoria organizacional - Atividade que visa à investigação, identificação, estudo e solução de problemas organizacionais referentes à eficácia e a correlação de suas políticas, estratégias, sistemas de gestão, processos emétodos, com seus clientes, fornecedores, investidores, e outros fatores ambientais.

Consultoria autônoma ou externa – Profissionais qualificados que atuam em projetos de consultoria, de forma independente, não vinculado a estrutura organizacional do cliente.

Consultoria de projeto: O consultor fornece informações técnicas, serviços, ou recomenda um programa de ação, transferindo conhecimentos parao indivíduo, grupo ou organização.

Consultoria de processo ou procedimento: O consultor ajuda a organização a resolver seus problemas, tornando-a consciente dos processos organizacionais, das conseqüências destes e das técnicas apropriadas para realizar a mudança, de forma que a própria organização possa diagnosticar e resolver os problemas existentes. Para Schein, "Consultoria de Processo é umconjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que auxilia o cliente a perceber, compreender e atuar sobre eventos interrelacionados que ocorrem no seu meio ambiente".

Consultoria interna : É o conjunto de atividades desenvolvidas por um funcionário da empresa que é habilitado para realizar processos de consultoria dentro de sua área de competência, em diversos setores da organização. Atuacomo facilitador, como o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos na identificação e solução de seus problemas.

Cliente Interno: É um profissional, um grupo de trabalho, uma Gerência, Setor ou Departamento, que solicita ao consultor uma intervenção para influenciar, ajudar ou apoiar na identificação e busca de solução de seusproblemas.

O PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS

Uma área burocratizada, cheia de normas e regulamentos exige inovação. Prover a organização de informações descentralizadas é um dos principais objetivos da implantação de um projeto de Consultoria Interna de Recursos Humanos.
As organizações que o fizeram estavam preocupadas, não apenas em facilitar a tramitação da comunicação einformação, mas também em oferecer melhor atendimento ao cliente interno, em ir ao encontro das reais necessidades de seus funcionários e em aproximar-se dele. Isso permite que se concentre o trabalho de desenvolvimento no atendimento das necessidades e preferências do cliente interno.
Cabe à Consultoria Interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consultoria interna recursos humanos
  • Consultoria interna de recursos humanos
  • Consultoria interna de recursos humanos
  • Campeão de Recursos Humanos
  • QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA CONSULTORIA INTERNA EM RECURSOS HUMANOS PARA AS ORGANIZAÇÕES?
  • Consultoria interna de recursos humanos: processo e cuidados para a sua implantação
  • Novo perfil da área de Recursos Humanos Consultoria Interna
  • Consultoria interna em recursos humanos: as relações entre teoria e prática.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!