Consultoria empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSULTORIA EMPRESARIAL
por

Caroline Ricardo Serpa
Henoc Barcia López
Mariana Nagel
Rafael Flores Silveira

Luiz Carlos da Silva Flores
Professor Organização, Sistema e Métodos

Itajaí (SC), setembro de 2012
INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado tem como principal objetivotrazer esclarecimento sobre a atuação do consultor organizacional ou empresarial.
A consultoria necessita mais que apenas conhecimentos técnicos, precisa estar inserida de maneira pertinente às necessidades apresentadas. Para isso é exigido um perfil mais especifico dos profissionais que pretendem atuar, pois se torna imprescindível uma grande evolução da percepção e sensibilidade para que se possaidentificar corretamente as situações e atuar sobre elas de forma adequada com a participação do próprio cliente na obtenção dos resultados esperados.
Algumas técnicas podem servir de base para auxiliar o profissional consultor, visto que deve ser agregada aos conhecimentos decorrentes de experiências anteriores e práticas empresariais também.

DESENVOLVIMENTO

O consultor empresarialQuando existe referencia a um consultor, ela significa algo sobre um profissional, alguém que fez uma escolha sobre uma atividade contínua. Portanto é muito importante entender quem é um consultor, com atua esse profissional, em seus conceitos e práticas mais abrangentes e que visibilidade ele tem. Porém, antes de analisar e detalhar as características e outros atributo, é preciso estabelecerdeterminadas premissas para que alguém possa se considerar e ser considerado, realmente, consultor empresarial. Essas premissas são efetivas para consultores individuais, autônomos – pessoa física – ou pessoas que são componentes de uma empresa, de maneira formal – pessoa jurídica. Vamos a elas:

* Independência: a possibilidade de ser seu próprio patrão ou chefe, de maneira formal ou intelectual,em razão do nível de conhecimento e experiência.

* Automotivação: saber a amplitude e os limites, assegurado que esses dois fatores sejam impulsionadores de trabalho. Essa premissa significa que o consultor empresarial sabe quando e como as coisas precisam ser feitas, com que profundidade e demonstra confiança no fornecimento dos seus trabalhos.

* Perícia escrita e Verbal: para que acomunicação efetiva seja estabelecida, é necessário que um consultor saiba utilizar uma linguagem acessível, prática e simples. As diversas formas de linguagem devem ajudar o consultor empresarial a atingir os diferentes públicos existentes em uma organização, permitindo as ações que visam resultados ou mudanças sejam efetivamente realizadas e compradas pelas pessoas, colaboradores do cliente.* Capacidade Analítica: as organizações nem sempre têm bem definidos os contornos de um problema, ou não estão conseguindo avaliar as causas e consequências de uma situação. Surge então uma expectativa por parte do cliente de que o consultor empresarial possa determinar com precisão os fatores relevantes que devem ser atacados, quais as implicações e quais alternativas deverão ser utilizadas.* Autenticidade: manter um comportamento de forma visível ao cliente, para que ele possa perceber que estão sendo colocadas em palavras vivências do consultor. Ser um consultor significa explicar, traduzir, analisar situações.

* Ética: seguir princípios de valores que demonstrem verdade, honestidade de princípios e ações. A confidencialidade de informações é um princípio e uma prática daética.

Todas essas premissas levam a dividir a consultorias em dois papéis fundamentais, que são:

1. Consultor de recursos: fornece informações, recomenda planos de ação, transfere conhecimento esperando alterar comportamentos e atitudes individuais e grupais e que sejam capazes de aumentar o desempenho organizacional. Por exemplo, consultores que trabalham com o denominado fator humano ou...
tracking img